Cedro de Barrocas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 177.16.250.224 ( modificação suspeita : -15), para a edição 36455995 de Zoldyick
Correção de alguns dados, como altitude, "troca" do termo INDÚSTRIA pra FÁBRICA, alteração e agregação de informações em "história", inclusão de eventos notáveis em "propriedades" e correção de citações que estavam 'redundantes'.
Etiquetas: Remoção considerável de conteúdo Editor Visual
Linha 4: Linha 4:


== História ==
== História ==
Localizado a 193 km de [[Salvador (Bahia)|Salvador]], com altitude de 402m, entre Barrocas e a cidade de [[Teofilândia]], Cedro foi fundado em meados de 1800, quando a família Queiroz distribuiu-se pelo [[recôncavo baiano]]. Foi nomeado "Cedro" devido à grande quantidade dessas árvores no local.
Localizado a aproximadamente 193 km de [[Salvador (Bahia)|Salvador]], com altitude média de 350m no limite leste da cidade de Barrocas, Cedro foi fundado ao mesmo instante que o povoado que deu origem à cidade de Barrocas era construído devido à linha férrea que passa pelo município, ambos com predominância da família Queiroz. Foi nomeado "Cedro" devido à grande quantidade dessas árvores no local.

== Cedro, Zona Urbana ==
Primeiramente foi fundado como Fazenda Cedro e posteriormente Povoado Cedro. Depois de Barrocas ter deixado de ser distrito de Serrinha, foram fundadas fábricas de tapetes e de beneficiamento de sisal no Cedro, considerado como povoado naquela época. Após a migração de muitos moradores devido a propostas de emprego, implantações de empresas, reconhecimento industrial, econômico e cultural, Cedro passou a integrar a zona urbana da cidade. Decorridos quatro anos da emancipação de Barrocas o perímetro urbano da cidade foi expandido cerca de dois quilômetros para o Nordeste e Sul das áreas circunvizinhas; expansão essa de aproximadamente 65% do prímetro urbano no qual foram incorporados Cedro e Santa Rosa, agora denominados limites do centro da cidade.


== Propriedades ==
== Propriedades ==
Decorridos quatro anos da emancipação de Barrocas, o perímetro urbano da cidade foi expandido cerca de dois quilômetros para as áreas circunvizinhas; expansão essa na qual foram incorporados Cedro e Santa Rosa.
É um dos principais locais turísticos da cidade, seja pelo beneficiamento de [[sisal]], seja pelas noites frias entre junho e agosto com temperaturas mínimas de até 7°C; é procurado com frequência para aquisição de imóveis, já que desde sua fundação nunca houve relatos nem registros de criminalidade; é referido como um dos locais mais seguros.


É um dos principais locais turísticos da cidade devido aos pontos de lazer e culinária, beneficiamento de [[sisal]] e comemorações típicas como o Carnaval, São Pedro Municipal e eventos do Parque de Vaquejada David Cordeiro; é procurado com frequência para aquisição de imóveis, já que é referido como um dos locais mais seguros de Barrocas.
É um dos poucos que abriga uma vegetação nativa e perene, a qual estende-se até as áreas de Preservação Ambiental da Mineração Fazenda Brasileiro (mina de ouro operada atualmente pela Mineração Fazenda Brasileiro, pertencente ao grupo canadense Yamana Gold Inc.).


== Reconhecimento Industrial ==
== Reconhecimento Industrial ==
Cedro é um dos poucos locais na [[Região Sisaleira|região do sisal]] pertencentes a Barrocas onde ocorre produção, importação, exportação e beneficiamento de sisal. Após sair da indústria, o sisal é comercializado para diversas cidades da região sisaleira e para alguns estados do Brasil.
Cedro é um dos locais na [[Região Sisaleira|região do sisal]] pertencentes a Barrocas onde ocorre importação, beneficiamento e exportação de sisal. O sisal é exportado para diversas cidades da região sisaleira e para alguns estados do Brasil.


Cedro também conta com três idústrias de fabricação de tapetes de sisal, e uma indústria especializada na fabricação de tapetes sintéticos e carpetes.
Cedro também conta com fabricas de tapetes de sisal e tapetes sintéticos.


== Localização ==
== Localização ==

Revisão das 03h12min de 12 de julho de 2014

Cedro de Barrocas é o limite do perímetro urbano da cidade de Barrocas no sentido Barrocas-Teofilândia, no estado da Bahia.

História

Localizado a aproximadamente 193 km de Salvador, com altitude média de 350m no limite leste da cidade de Barrocas, Cedro foi fundado ao mesmo instante que o povoado que deu origem à cidade de Barrocas era construído devido à linha férrea que passa pelo município, ambos com predominância da família Queiroz. Foi nomeado "Cedro" devido à grande quantidade dessas árvores no local.

Propriedades

Decorridos quatro anos da emancipação de Barrocas, o perímetro urbano da cidade foi expandido cerca de dois quilômetros para as áreas circunvizinhas; expansão essa na qual foram incorporados Cedro e Santa Rosa.

É um dos principais locais turísticos da cidade devido aos pontos de lazer e culinária, beneficiamento de sisal e comemorações típicas como o Carnaval, São Pedro Municipal e eventos do Parque de Vaquejada David Cordeiro; é procurado com frequência para aquisição de imóveis, já que é referido como um dos locais mais seguros de Barrocas.

Reconhecimento Industrial

Cedro é um dos locais na região do sisal pertencentes a Barrocas onde ocorre importação, beneficiamento e exportação de sisal. O sisal é exportado para diversas cidades da região sisaleira e para alguns estados do Brasil.

Cedro também conta com fabricas de tapetes de sisal e tapetes sintéticos.

Localização


Referências gerais

↑ 1,0 1,1 Divisão Territorial do Brasil[1]. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.