Saltar para o conteúdo

Discussão:Cabo Verde: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 09h34min de 11 de julho de 2004


Santiago, a ilha da capital, é mais do que a capital Praia, como diz este ditado cabo-verdiano. E, para o turista, há também muito mais do que o passeio até à Cidade Velha ou uns dias de praia no Tarrafal, na outra ponta da ilha.

Caminhadas no interior da ilha

Para os caminheiros por gozo, aqueles que acham extenuantes as excursões, na maior parte das vezes de carácter alpinista (elevado), que têm como alvo as ribeiras íngremes de Stº Antão ou as subidas e descidas inclinadas ao longo das encostas do Pico do Fogo, as caminhadas em Santiago são uma verdadeira prenda. Mas também o alpinista livre de vertigens, seguro da sua passada, ali encontrará os seus desafios.

Parque Natural da Serra

Aqui, o caminheiro encontra sobretudo caminhos que passam pelas zonas altas. Alguns conduzem ao litoral leste, proporcionando um vasto panorama dos vales cultivados da Ribeira Principal, da Ribeira de S. Miguel ou da Ribeira dos Flamengos. Quando há boa visibilidade, não é só a ilha do Maio que se discerne a leste, são também o Pico e a Caldeira do Fogo que se podem ver nitidamente. Outros caminhos alcançam a altitude dirigindo-se à costa oeste, acabando por proporcionar ao caminheiro vistas generosas por sobre o planalto até à Assomada e ao Pico da Antónia. Stª Catarina Há também excursões interessantes de duração variável que se podem fazer a partir do planalto de Stª Catarina.

O passeio mais conhecido será aquele que leva ao Poilão.

No entanto, as caminhadas de montanha seguindo a Ribeira de Stª Cruz, que têm como destino a cooperativa bananeira do Cancelo, assim como ao longo da Ribeira dos Picos que leva até S. Tiago, não deixam de exercer a sua atracção particular. Parque Natural do Pico da Antónia A terceira zona extensa para caminhadas estende-se à volta do Pico da Antónia e do Parque Natural do mesmo nome. Ali vai encontrar todos os graus de dificuldade, dos passeios simples até às excursões de alpinismo exigente: Quer você queira aceitar - com o apoio de um guia local (cuja necessidade se impõe) - o desfio do Pico da Antónia. Quer você queira descobrir os arredores para si, em passeios e caminhadas nos vastos vales dos Órgãos, férteis e, neste ano, muito verdes, ou nas zonas altas do Monte Tchota e de Rui Vaz, lugar de veraneio cabo-verdiano. Quer você pretenda "apenas" visitar o Jardim Botânico da INIDA ou o artesanato de S. Domingos.