Ferramentas de Modelagem: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
Como parte dos requisitos do sistema e da atividade de projetos, o sistema precisa ser modelado como um conjunto de componentes e de relaçõeentre esses componentes. Frequentemente a modelagem de software usa algum tipo de notação gráfica e são apoiados pelo uso de ferramentas case.
Como parte dos requisitos do sistema e da atividade de projetos, o sistema precisa ser modelado como um conjunto de componentes e de relações entre esses componentes. Frequentemente a modelagem de software usa algum tipo de notação gráfica e são apoiados pelo uso de ferramentas case.
Modelagem de softwares normalmente implica a construção de modelos gráficos que simbolizam os artefatos de software utilizados e seus inter-relacionamentos. Uma forma comum de modelagem de programas procedurais (não orientados a objeto) é através de fluxogramas, enquanto que a modelagem de programas orientados a objeto normalmente usam a linguagem gráfica [[UML]](Linguagem de Modelagem Unificada) a qual os fabricantes líderes de modelagem estão dando suporte.
Modelagem de softwares normalmente implica a construção de modelos gráficos que simbolizam os artefatos de software utilizados e seus inter-relacionamentos. Uma forma comum de modelagem de programas procedurais (não orientados a objeto) é através de fluxogramas, enquanto que a modelagem de programas orientados a objeto normalmente usam a linguagem gráfica [[UML]](Linguagem de Modelagem Unificada) a qual os fabricantes líderes de modelagem estão dando suporte.
Na criação de sistemas com qualidade é necessário a utilização de uma boa metodologia para a modelagem tanto do software, como de seu banco de dados. Algumas ferramentas já auxiliam na automação da escrita de código e na implementação da estrutura dos bancos de dados.
Na criação de sistemas com qualidade é necessário a utilização de uma boa metodologia para a modelagem tanto do software, como de seu banco de dados. Algumas ferramentas já auxiliam na automação da escrita de código e na implementação da estrutura dos bancos de dados.

Revisão das 20h36min de 5 de setembro de 2014

Como parte dos requisitos do sistema e da atividade de projetos, o sistema precisa ser modelado como um conjunto de componentes e de relações entre esses componentes. Frequentemente a modelagem de software usa algum tipo de notação gráfica e são apoiados pelo uso de ferramentas case. Modelagem de softwares normalmente implica a construção de modelos gráficos que simbolizam os artefatos de software utilizados e seus inter-relacionamentos. Uma forma comum de modelagem de programas procedurais (não orientados a objeto) é através de fluxogramas, enquanto que a modelagem de programas orientados a objeto normalmente usam a linguagem gráfica UML(Linguagem de Modelagem Unificada) a qual os fabricantes líderes de modelagem estão dando suporte. Na criação de sistemas com qualidade é necessário a utilização de uma boa metodologia para a modelagem tanto do software, como de seu banco de dados. Algumas ferramentas já auxiliam na automação da escrita de código e na implementação da estrutura dos bancos de dados. Os banco de dados são modelados através do modelo de Entidade Relacionamento.O principal objetivo é facilitar o projeto de banco de dados, possibilitando especificar a estrutura geral do banco de dados. Funciona para modelos conceituais relacionais, objeto-relacionais ou orientado a objetos. As ferramentas de modelagem, surgiram para facilitar a criação dos modelos, as mais avançadas permitem a geração de uma parte do código-fonte do software a partir do modelo e até a geração do banco de dados a partir do modelo de entidade relacionamento.

Ferramentas para Modelagem de Software

IBM Rational Requisite Pro:[1] Um produto integrado poderoso de fácil utilização para gerenciamento de requisitos e de referência de utilização que promove melhor comunicação, aprimora o trabalho em equipe e reduz o risco do projeto. Inclui ferramentas de gerenciamento de requisitos, de modelagem dos negócios e de modelagem de dados.

JUDE (Atual ASTAH) ou Java and UML Developer Environment:[2]É uma das ferramentas grátis para UML mais poderosas disponíveis atualmente. Com características que não são encontradas nas outras ferramentas grátis, como adicionar métodos no diagrama de sequência e a alteração se refletir no diagrama de classes. O JUDE não possui um apelo gráfico tão bom quanto o Poseidon, ou tantas funcionalidades como Rational Rose. Sua performance impressiona, principalmente tratando-se de uma ferramenta 100% Java/Swing, dismistificando que Swing é lento.

Umbrello UML:[3] Umbrello UML é um programa de modelagem UML (LINUX). Permite criar diagramas de software e outros sistemas em um formato padrão.É uma ferramenta open-source.

Poseidon para UML:[4]É a ferramenta de modelagem de sistemas da empresa alemã Gentleware AG. O Poseidon é uma evolução da ferramenta de código-aberto ArgoUML que com mais de 350.000 instalações está entre as ferramentas de modelagem mais conhecidas. Seu principal foco está na facilidade de uso que a torna simples de aprender e usar. O Poseidon é oferecido nas seguintes opções para atender as necessidades de cada tipo diferente de usuário:

  • Edição Comunitária, gratuita;
  • Edição Padrão;
  • Edição Profissional.

Microsoft Visual Modeler:[5] O Visual Modeler disponibiliza ferramentas para projeto e implementação de aplicações de componentes. Através da combinação de técnicas de projeto de componentes com as ferramentas visuais, ele é integrado ao Visual Studio e fornece as seguintes propriedades:

  • Reutilização
  • Integração entre Visual Basic e o sistema de gerenciamento de base de dados do Visual FoxPro
  • Suporte para arquitetura multitier
  • Novos assistentes de conexão do Visual Modeler para usuários do Visual FoxPro 5.0

Padrões de suporte para o Visual Modeler: O Visual Modeler suporta um sub-conjunto da UML. Desenvolvido pela Rational e adotado pela Microsoft e outros líderes na indústria, a UML define uma linguagem gráfica para descrever vários componentes de um sistema de software. Suporte para Modelagem permite níveis mais altos de interoperabilidade

Ferramentas para Modelagem de Banco de Dados

DBDesigner:[6] Editor visual para criação de banco de dados mySQL que integra criação, modelagem, desenvolvimento e manutenção dos bancos em um ambiente simples e agradável. Comparável com produtos como Oracle's Designer, IBM's Relational Rose, CA Erwin. O DBDesigner é OpenSource distribuído sobre a licença GPL. Algumas características do DBDesigner:

  • É um software livre, licenciado sob a GPL;
  • É multi-plataforma;
  • Além de ser imbatível no uso com o MySQL, também oferece suporte a outros bancos, como Oracle, *MS SQL Server, SQLite, e outros que suportem acesso via ODBC;
  • Permite engenharia reversa, gerando o modelo a partir das tabelas do BD;
  • Faz a sincronia no BD das alterações realizadas no DER;
  • A interface com o usuário é muito bem elaborada, tornando o seu uso bastante simples;
  • Salva os arquivos em XML;
  • Importa modelos gerados no ERWin (XML);
  • Gera relatórios em HTML;

Pode ser expandido através do uso de plugins; É muito bem documentado; O suporte realizado através do fórum do site do DBDesigner é excelente.

IBExpert:[7] O IB Expert é um poderoso gerenciador de banco de dados que permite realizar todas as tarefas necessárias para o suporte e manutenção do banco tanto local como remotamente. Com ele é possível administrar o banco criando tabelas, modificando campos, índices, executando scripts SQL e outras funções. O IB Expert realiza a geração do modelo de entidade relacionamento para bancos de dados Interbase e Firebird.