Recebimentos: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
→‎Notas: maria aparecida ferreira da silva
Etiquetas: Editor Visual Sequência sem espaços
Linha 1: Linha 1:
{{Reciclagem|data=abril de 2010}}
{{Reciclagem|data=abril de 2010}}


As atividades de '''recebimento''' abrangem desde a recepção do material na entrega pelo fornecedor até a entrada nos estoques. A função de recebimento de materiais é módulo de um sistema global integrado com as áreas de contabilidade, compras e transportes e é caracterizada como uma interface entre o atendimento do pedido pelo fornecedor e os estoques físico e contábil.
Os '''recebimentos''', em [[Economia]], é o resultado da soma entre o fluxo de caixa e os pagamentos de uma empresa.<ref name="etymology">{{cite web | last = Harper | first = Douglas | authorlink = Douglas Harper | title = Online Etymology Dictionary - Economy | date = November 2001 | url = http://www.etymonline.com/index.php?term=economy | format = HTML | accessmonthday = October 27 | accessyear=2007}}</ref>


O recebimento compreende quatro fases:
Recebimento no ambito do carácter jurídico e financeiro corresponde ao comprimento voluntário de um terceiro da obrigação de pagamento por contrapartida de bens ou serviços que lhe tenham sido cedidos; num sentido mais restrito equivale ao fluxo de entrada de meios monetários líquidos da organização.


'''1ª fase – entrada de materiais ;'''
Normalmente, o recebimento está associado ao momento em que o cliente liquida a factura e transfere efectivamente os meios monetários a favor da organização em questão.


'''2ª fase – conferência quantitativa;'''
Alguns dos meios disponíveis para recebimentos são:
*Transferências Interbancárias;
*Cheque carta;
*Carta cheque;
*Confirming;
*Transferências internacionais;
*SEPA.


'''3ª fase – conferência qualitativa;'''
O prazo médio de recebimento é o tempo médio que uma empresa leva a cobrar aos seus clientes aquilo que lhes factura. A sua importância emerge na medida em que enquanto uma empresa vende e não recebe, está a providenciar um crédito ao cliente, e esse crédito, na óptica da empresa, insere-se num financiamento.


'''4ª fase – regularização'''.
Assim, quanto mais baixo o prazo médio de recebimento, maior a eficiência da empresa nas suas cobranças, e menor o dinheiro que tem que ter imobilizado no seu fundo de maneio.


Para isso é necessário compreender a Função de cada etapa.
O aumento do prazo médio de recebimento pode ser uma estratégia comercial da empresa, visto que a concessão de crédito é uma forma de facilitar a venda. No entanto, pode também constituir uma indicação de problemas na empresa, também conhecido por red flag, se indicar que a empresa está a encontrar dificuldades em vender e apenas o consegue com um financiamento exagerado dos seus clientes. Um aumento do prazo médio de recebimento também expõe a empresa a um maior risco de crédito dos seus clientes.

'''1ª fase – entrada de materiais: '''É o confronto dos dados do documento fiscal (Nota Fiscal), com a Ordem de Compra do Setor de Compras. Esta verificação é necessária porque qualquer divergência verificada posteriormente poderá dificultar a liquidação contábil e o pagamento da aquisição.

'''2ª fase – conferência quantitativa: '''A inspeção quantitativa compreende a conferência e contagem do material recebido, em confronto com a quantidade informada na Nota Fiscal e na Ordem de Compra, ou outro documento que gerou o fornecimento do material.

'''3ª fase – conferência qualitativa: '''A inspeção qualitativa compreende a verificação da qualidade do material entregue pelo fornecedor à vista da Autorização da Ordem de Compra, e as especificações nela contidas.

'''4ª fase – regularização: '''Nesta fase compreende-se o encaminhamento dos materiais, se aprovados apos as fases anteriores podem ser encaminhado para o almoxarifado, se não conformes deve-se realizar a devolução dos mesmo para o fornecedor, justificando o motivo pelo qual o material não foi adepto aos níveis de qualidade de sua empresa.


==Notas==
==Notas==

Revisão das 14h42min de 12 de março de 2015

As atividades de recebimento abrangem desde a recepção do material na entrega pelo fornecedor até a entrada nos estoques. A função de recebimento de materiais é módulo de um sistema global integrado com as áreas de contabilidade, compras e transportes e é caracterizada como uma interface entre o atendimento do pedido pelo fornecedor e os estoques físico e contábil.

O recebimento compreende quatro fases:

1ª fase – entrada de materiais ;

2ª fase – conferência quantitativa;

3ª fase – conferência qualitativa;

4ª fase – regularização.

Para isso é necessário compreender a Função de cada etapa.

1ª fase – entrada de materiais: É o confronto dos dados do documento fiscal (Nota Fiscal), com a Ordem de Compra do Setor de Compras. Esta verificação é necessária porque qualquer divergência verificada posteriormente poderá dificultar a liquidação contábil e o pagamento da aquisição.

2ª fase – conferência quantitativa: A inspeção quantitativa compreende a conferência e contagem do material recebido, em confronto com a quantidade informada na Nota Fiscal e na Ordem de Compra, ou outro documento que gerou o fornecimento do material.

3ª fase – conferência qualitativa: A inspeção qualitativa compreende a verificação da qualidade do material entregue pelo fornecedor à vista da Autorização da Ordem de Compra, e as especificações nela contidas.

4ª fase – regularização: Nesta fase compreende-se o encaminhamento dos materiais, se aprovados apos as fases anteriores podem ser encaminhado para o almoxarifado, se não conformes deve-se realizar a devolução dos mesmo para o fornecedor, justificando o motivo pelo qual o material não foi adepto aos níveis de qualidade de sua empresa.

Notas