Mintermo e Maxtermo: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Reversão de uma ou mais edições de 141.105.162.162 para a versão 37244016 de 177.132.50.85 (Não é uma lista de exercícios), com Reversão e avisos.
Adição de uma vírgula separando "ou"s.
Linha 2: Linha 2:
[[Imagem:Tabela_mintermos_maxtermos.PNG|thumb|right|text-top|upright=1|alt= Tabela comparação|Tabela verdade contendo três variáveis para a comparação das funções Mintermo e Maxtermo.]]
[[Imagem:Tabela_mintermos_maxtermos.PNG|thumb|right|text-top|upright=1|alt= Tabela comparação|Tabela verdade contendo três variáveis para a comparação das funções Mintermo e Maxtermo.]]


'''Mintermos''' e '''maxtermos''' são utilizados para reescrever uma função lógica em uma forma padronizada no sentido de obter-se uma simplificação da mesma. Esta simplificação é traduzida na redução do número de portas do circuito lógico que implementa tal função. Isto é feito através de manipulação algébrica da função lógica, claro, sem alteração do valor lógico da mesma. A função é escrita na forma de uma Soma de Produtos (Mintermos), onde cada termo possui todas as variáveis (A, B e C) complementadas (negadas) ou não ou na forma de um Produto de Somas (Maxtermos), onde cada fator contém a soma de todas as variáveis (complementadas ou não). Há uma exigência de que todas as variáveis devem aparecer em cada produto (no caso de mintermos) e em cada soma (no caso dos maxtermos).<br />
'''Mintermos''' e '''maxtermos''' são utilizados para reescrever uma função lógica em uma forma padronizada no sentido de obter-se uma simplificação da mesma. Esta simplificação é traduzida na redução do número de portas do circuito lógico que implementa tal função. Isto é feito através de manipulação algébrica da função lógica, claro, sem alteração do valor lógico da mesma. A função é escrita na forma de uma Soma de Produtos (Mintermos), onde cada termo possui todas as variáveis (A, B e C) complementadas (negadas) ou não, ou na forma de um Produto de Somas (Maxtermos), onde cada fator contém a soma de todas as variáveis (complementadas ou não). Há uma exigência de que todas as variáveis devem aparecer em cada produto (no caso de mintermos) e em cada soma (no caso dos maxtermos).<br />
MINTERMO - são termos somente com AND (termos PRODUTO).<br />
MINTERMO - são termos somente com AND (termos PRODUTO).<br />
MAXTERMO - são termos somente com OR (termos SOMA). <br />
MAXTERMO - são termos somente com OR (termos SOMA). <br />

Revisão das 12h58min de 31 de março de 2015

Tabela comparação
Tabela verdade contendo três variáveis para a comparação das funções Mintermo e Maxtermo.

Mintermos e maxtermos são utilizados para reescrever uma função lógica em uma forma padronizada no sentido de obter-se uma simplificação da mesma. Esta simplificação é traduzida na redução do número de portas do circuito lógico que implementa tal função. Isto é feito através de manipulação algébrica da função lógica, claro, sem alteração do valor lógico da mesma. A função é escrita na forma de uma Soma de Produtos (Mintermos), onde cada termo possui todas as variáveis (A, B e C) complementadas (negadas) ou não, ou na forma de um Produto de Somas (Maxtermos), onde cada fator contém a soma de todas as variáveis (complementadas ou não). Há uma exigência de que todas as variáveis devem aparecer em cada produto (no caso de mintermos) e em cada soma (no caso dos maxtermos).
MINTERMO - são termos somente com AND (termos PRODUTO).
MAXTERMO - são termos somente com OR (termos SOMA).


Mintermos

É o produto de n variáveis, onde cada uma aparece uma única vez, negada ou não. A quantidade máxima de mintermos de uma função com n variáveis é 2n. Em sua expressão, se a variavel é 0 ela deve aparecer negada, porém se vale 1 deve aparecer não negada.

Função Mintermo
Tabela verdade contendo três variáveis para a demonstração da função Mintermo.



Soma de produto

É a soma de mintermos, porém os mintermos somados são apenas aqueles onde o valor lógico de saída da tabela verdade é igual a 1. A função : f(X1,X2,X3)=m(1,4,5) está representando a SdP, ela nos mostra que existe 3 variaveis e que a soma dos mintermos será realizada com as linhas 1,4 e 5. Substituindo essas linhas com os respectivos mintermos ficará: f(X1,X2,X3) = (/x1./x2.x3)+ (x1./x2./x3)+(x1./x2.x3), e assim podemos simplifica-lá, usando álgebra de Boole.

Maxtermos

A função maxtermo é o oposto da função mintermo. Ela apresenta a soma de todas as n variáveis, que aparecem uma única vez. Assim como nos mintermos a quantidade de termos é dada pela função 2 elevado a n sendo que n é o numero de variáveis envolvidas. Nos maxtermos acontece ao contrário do que acontece nos mintermos, as variáveis de valor 0 são representado como variáveis não negadas e as de valor 1 são representadas por uma variável negada. Considere a tabela verdade para a demonstração da função maxtermo.

Função Maxtermo
Tabela verdade contendo três variáveis para a demonstração da função Maxtermo.

Produto de soma

É usado quando trabalhamos com maxtermos. O produto da soma pode-se representar pela seguinte forma: f(X1,X2,X3) = ∏M(0,1,5) , essa expressão nos diz que temos uma tabela verdade com três variáveis e que precisamos fazer o produto da soma das linhas que estão entre parênteses. Substituímos os números das linhas pelos maxtermos correspondentes: f(X1,X2,X3)= (x1+x2+x3).(x1+x2+/x3).(/x1+x2+/x3). Agora podemos simplificar a expressão utilizando álgebra de Boole.

Referências