Cienciometria: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Apenas foi alterado o nome da área, estava Ciências da Informação e o correto é Ciência da Informação.
Linha 1: Linha 1:
A '''cienciometria''' (também denominada '''cientometria''') é um ramo da sociologia das ciências e das ciências da informação que procura estudar aspectos quantitativos da ciência e da produção científica, quer como uma disciplina, quer como uma atividade econômica. Um dos principais pensadores a desenvolver a questão da cienciometria foi [[Derek de Solla Price]].
A '''cienciometria''' (também denominada '''cientometria''') é um ramo da sociologia das ciências e da ciência da informação que procura estudar aspectos quantitativos da ciência e da produção científica, quer como uma disciplina, quer como uma atividade econômica. Um dos principais pensadores a desenvolver a questão da cienciometria foi [[Derek de Solla Price]].


As principais ferramentas da cienciometria são derivadas da [[bibliometria]], através de medidas relacionadas à publicação de trabalhos científicos. Tem sido amplamente empregada na avaliação da qualidade de periódicos, instituições e cientistas; o que tem levantado uma série de críticas e questionamentos sobre a validade de tal uso e os métodos empregados.
As principais ferramentas da cienciometria são derivadas da [[bibliometria]], através de medidas relacionadas à publicação de trabalhos científicos. Tem sido amplamente empregada na avaliação da qualidade de periódicos, instituições e cientistas; o que tem levantado uma série de críticas e questionamentos sobre a validade de tal uso e os métodos empregados.

Revisão das 13h46min de 18 de junho de 2015

A cienciometria (também denominada cientometria) é um ramo da sociologia das ciências e da ciência da informação que procura estudar aspectos quantitativos da ciência e da produção científica, quer como uma disciplina, quer como uma atividade econômica. Um dos principais pensadores a desenvolver a questão da cienciometria foi Derek de Solla Price.

As principais ferramentas da cienciometria são derivadas da bibliometria, através de medidas relacionadas à publicação de trabalhos científicos. Tem sido amplamente empregada na avaliação da qualidade de periódicos, instituições e cientistas; o que tem levantado uma série de críticas e questionamentos sobre a validade de tal uso e os métodos empregados.

Indicadores

Alguns dos principais indicadores na análise cienciométrica são:

  1. Número de trabalhos. Quantidade de artigos, livros, capítulos de livros, relatórios, etc. produzidos pelo cientista ou instituição ou publicadas por um grupo editorial. É uma medida da produtividade do agente científico.
  2. Número de citações. Total de vezes que um trabalho de um cientista, instituição, país ou publicação em um periódico foi mencionado em outros trabalhos. É uma medida da relevância do trabalho.
  3. Co-autorias. Número de trabalhos realizados em colaboração com outros cientistas ou instituições. É uma medida da inserção do cientista ou da instituição no ambiente científico.
  4. Número de patentes. Quantidade de patentes registradas ou pedidas por cientistas, grupos ou instituições derivadas dos trabalhos desenvolvidos pelos agentes científicos. É uma medida dos resultados práticos dos trabalhos.
  5. Número de citações de patentes. Total de vezes que uma dada patente é mencionada no pedido de novas patentes. É uma medida da relevância da patente.

Outros indicadores são: premiações, bolsas, número de orientações acadêmicas, citações em mídias tradicionais

Referências

Macias-Chapula, C.A. | O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ci. Inf., Brasília, v. 27, n. 2, p. 134-140, maio/ago. 1998.

Spinak, E. | Indicadores cienciometricos. Ci. Inf., Brasília, v. 27, n. 2, p. 141-148, maio/ago. 1998. [em espanhol]Derek de Solla Price

Ver Também

Derek de Solla Price