Thomas Etholen Selfridge: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 5 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q1346216
Linha 1: Linha 1:
[[Ficheiro:Thomas selfridge smoking pipe.jpg|200px|thumb|direita|Thomas Selfridge]]
'''Thomas Etholen Selfridge''' ([[São Francisco (Califórnia)|São Francisco]], [[California]], [[8 de fevereiro]] de [[1882]] - [[Fort Myer]], [[17 de setembro]] de [[1908]]) foi um militar [[estadunidense]] que se tornou a primeira pessoa a morrer na queda de um aeroplano motorizado, um biplano Wright.
'''Thomas Etholen Selfridge''' ([[São Francisco (Califórnia)|São Francisco]], [[Califórnia]], [[8 de fevereiro]] de [[1882]] - [[Fort Myer]], [[17 de setembro]] de [[1908]]) foi um militar [[estadunidense]] que se tornou a primeira pessoa a morrer na queda de um aeroplano motorizado, um biplano pilotado por [[Orville Wright]].


==Biografia==
[[Ficheiro:Thomas selfridge smoking pipe.jpg|200px]]
Pouco é sabido da infância de Selfridge. Graduou-se em 1903 na United States Military Academy (Academia Militar dos Estados Unidos) em [[West Point]]. Foi o 31.º da classe de 96 cadetes daquele ano; o futuro general [[Douglas MacArthur]] foi o primeiro.


Fez seu primeiro voo em [[6 de dezembro]] de [[1907]], na pipa/papagaio de forma tetraédrica de Alexander Graham Bell ''[[AEA Cygnet|Cygnet]]'', feita de 3393 células alares. O dispositivo levou-o a 51 metros no ar sobre o [[Lago Bras d'Or]] na [[Nova Escócia]], no [[Canadá]] e voou durante 7 minutos. Este foi o primeiro voo tripulado registrado no Canadá por numa máquina mais pesada que o ar. Ele também voou numa aeronave construída por um engenheiro canadense, [[Frederick W. Baldwin]], que atingiu cerca de 100 metros de altura e 30 de distância.


O acidente que o vitimaria foi devido a um impacto no solo: Selfridge e Orville foram projetados nos destroços do aparelho. Selfridge fraturou o crânio ao bater numa trave de madeira do chassis do avião. Foi ainda sujeito a uma operação neurocirúrgica mas morreu na noite seguinte sem ter retomado a consciência.
==Biografia==

Pouco é sabido da infância de Selfridge. Graduou-se em 1903 na United States Military Academy (Academia Militar dos Estados Unidos) em [[West Point]]. Foi o 31st da classe de 96 cadetes daquele ano; o futuro general [[Douglas MacArthur]] foi o primeiro. Fez seu primeiro vôo em [[6 de dezembro]] de [[1907]], na pipa tetraédrica de Alexander Graham Bell ''[[AEA Cygnet|Cygnet]]'', feita de 3,393 células alares. A pipa levou-o a 51 metros no ar sobre o [[Bras d'Or Lake]] na [[Nova Escócia]], no [[Canadá]] e voou por 7 minutos. Este foi o primeiro vôo tripulado registrado numa máquina mais pesada que o ar no Canadá. Ele também voou numa aeronave construída por um engenheiro canadense, [[Frederick W. Baldwin]], que atingiu cerca de 100 metros de altura e 30 de distância.


==Referências externas==
==Referências externas==
* [http://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_Etholen_Selfridge]
* [http://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_Etholen_Selfridge Thomas Etholen Selfridge]


{{NF|1882|1908|Selfridge, Thomas}}
[[Categoria:Aviação]]
[[Categoria:Aviadores dos Estados Unidos]]
[[Categoria:Mortes em acidentes e incidentes aéreos]]
[[Categoria:Naturais de São Francisco (Califórnia)]]

Revisão das 17h18min de 12 de julho de 2015

Thomas Selfridge

Thomas Etholen Selfridge (São Francisco, Califórnia, 8 de fevereiro de 1882 - Fort Myer, 17 de setembro de 1908) foi um militar estadunidense que se tornou a primeira pessoa a morrer na queda de um aeroplano motorizado, um biplano pilotado por Orville Wright.

Biografia

Pouco é sabido da infância de Selfridge. Graduou-se em 1903 na United States Military Academy (Academia Militar dos Estados Unidos) em West Point. Foi o 31.º da classe de 96 cadetes daquele ano; o futuro general Douglas MacArthur foi o primeiro.

Fez seu primeiro voo em 6 de dezembro de 1907, na pipa/papagaio de forma tetraédrica de Alexander Graham Bell Cygnet, feita de 3393 células alares. O dispositivo levou-o a 51 metros no ar sobre o Lago Bras d'Or na Nova Escócia, no Canadá e voou durante 7 minutos. Este foi o primeiro voo tripulado registrado no Canadá por numa máquina mais pesada que o ar. Ele também voou numa aeronave construída por um engenheiro canadense, Frederick W. Baldwin, que atingiu cerca de 100 metros de altura e 30 de distância.

O acidente que o vitimaria foi devido a um impacto no solo: Selfridge e Orville foram projetados nos destroços do aparelho. Selfridge fraturou o crânio ao bater numa trave de madeira do chassis do avião. Foi ainda sujeito a uma operação neurocirúrgica mas morreu na noite seguinte sem ter retomado a consciência.

Referências externas