Saltar para o conteúdo

Medicamento sujeito a receita médica: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 1 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q1643563
Linha 15: Linha 15:
==MSRM-P==
==MSRM-P==


'''MSRM-P''' é a abreviatura de '''Medicamento Sujeito a Receita de Psicotrópicos'''. Esta classe especial de medicamentos é semelhante à MSRM-E, aplicando-se a fármacos como a [[buprenorfina]].
'''MSRM-P''' é a abreviatura de '''Medicamento Sujeito a Receita de Psicotrópicos'''. Esta classe especial de medicamentos é semelhante à MSRM-E, aplicando-se a fármacos como a [[buprenorfina]] e o metilfenidato.


==No Brasil==
==No Brasil==

Revisão das 18h01min de 6 de abril de 2016

MSRM é a abreviatura de "Medicamento Sujeito a Receita Médica"

MSRM

Em Portugal utiliza-se a abreviatura MSRM para designar todos os medicamentos que só podem ser dispensados ao utente (doente) na Farmácia Comunitária com a apresentação duma prescrição médica. MSRM significa Medicamentos Sujeitos a Receita Médica.

MSRM-E

MSRM-E é a abreviatura de Medicamento Sujeito a Receita Médica de Estupefaciente, e designa uma classe restrita de medicamentos sujeitos a regras de controlo muito severas.

Medicamentos desta classe não se encontram disponíveis em farmácias comunitárias, e para poder efectuar a sua prescrição o médico deve efectuar um pedido para obter os formulários específicos. Estes encontram-se identificados individualmente, e em caso de perda/roubo dos formulários é obrigatória a sua participação por parte do médico, por forma a que sejam anulados e seja impossível utilizá-los de forma ilícita.

Fármacos sujeitos a este tipo de controlo incluem, por exemplo, a morfina.

MSRM-P

MSRM-P é a abreviatura de Medicamento Sujeito a Receita de Psicotrópicos. Esta classe especial de medicamentos é semelhante à MSRM-E, aplicando-se a fármacos como a buprenorfina e o metilfenidato.

No Brasil

No Brasil, utiliza-se a classificação por tarjas: preta, vermelha e sem tarja. A tarja preta indica os fármacos que podem causar dependência química, esses só podem ser comprados mediante apresentação de notificação de receita do tipo "B", a qual fica retida na farmácia após a compra do medicamento e está submetida à fiscalização da vigilância sanitária e polícia federal. A tarja vermelha indica que o fármaco deve ser comprado apenas com receita médica. Alguns destes medicamentos, como alguns psicotrópicos de tarja não-preta, ou seja, que não causam dependência, precisam ser comprados com receita em duas vias, onde a primeira via (original) fica retida e nela constam o nome e endereço do comprador, do paciente, do médico e da farmácia. Os sem tarja são de venda livre pelo comércio.

Ícone de esboço Este artigo sobre medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.