Saltar para o conteúdo

Caçador: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Caçador - Sua História
(Sem diferenças)

Revisão das 12h09min de 28 de agosto de 2004

Numa extensão de terras às margens do Rio do Peixe, habitavam índios e cablocos oriundos do contato das tribos com portugueses e espanhóis. A partir do ano de 1881, novas famílias estabeleceram-se no local e em função da abundância de caça, denominaram o povoado de "Rio do Caçador".

           Com a construção da ferrovia São Paulo - Rio Grande, de 1908 à 1910, iniciou-se uma colonização mais intensiva formada por imigrantes de origem italiana, alemã, polonesa, sírolibanesa e cabloca.
           A região do Alto Vale do Rio do Peixe era conhecida como "Contestado" devido as constantes disputas pelas terras. De 1912 à 1916 ocorreu o maior episódio, resultando na morte de 20.000 pessoas, entre cablocos, soldados e civis. Em 1918, instalou-se a primeira agência postal, onde já existia um Posto de Rendas Estaduais, acelerando o processo de criação do povoado. A abertura da estrada de rodagem Caçador/Curitibanos, em 1933, deu maior impulso ao desenvolvimento da região. O crescimento da população, de indústrias madeireiras, da expansão comercial e da projeção econômica e social da região tornaram-se justificativas para elevação do distrito a município, que ocorreu em 25 de março de 1934, através do Decreto Nº508.