Saltar para o conteúdo

Roque (xadrez): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 13h14min de 29 de outubro de 2002

O Roque é uma das jogadas especiais que o jogador tem à sua disposição, e sua única função é encastelar o rei atrás da torre.

Condições

Para poder efetuar um Roque, o jogador não pode ter movido o Rei e a Torre que serão usados no Roque. O Rei também não pode estar em xeque, e nenhuma das casas pelas quais o Rei irá passar ou ficar poderá estar sob ataque. As casas entre o Rei e a Torre devem estar desocupadas.

O Roque não é uma jogada obrigatória, e um jogo pode seguir ao seu fim sem que seja jogado o Roque por nenhum dos dois lados, ou apenas um dos lados jogando Roque, ou até mesmo com os dois lados jogando o Roque.

Roque Pequeno

No Roque pequeno, o Rei movimenta-se duas casas em direção à Torre da ala do Rei -- o Rei branco vai para a casa g1, e o Rei preto vai para a casa g8. Em seguida a Torre é colocada na casa que o Rei saltou -- a Torre branca vai para f1, e a Torre preta vai para f8.

Roque Grande

No Roque grande, o Rei faz Roque com a Torre da Dama, ou seja, o Rei branco vai para a casa c1, e o Rei preto vai para a casa c8. A Torre vai para a casa que o Rei pulou, ou seja, a Torre branca vai para a casa d1, e a Torre preta vai para a casa d8.

Anotando a Jogada

Na notação de xadrez, tanto na descritiva quanto na algébrica, o Roque é anotado da seguinte forma:

Roque Pequeno O-O ou 0-0
Roque Grande O-O-O ou 0-0-0

Quando Jogar o Roque

Não existe uma regra dizendo em que jogada deve ser feito o Roque, mas é de consenso que quanto antes, melhor. Antes da quarta jogada é impossível o Roque (tem que tirar o Cavalo e o Bispo do caminho, o que implica também na movimentação de um Peão). A partir do momento que o Roque é possível, o jogador deve avaliar se vale a pena proteger o Rei ou se é mais interessante desenvolver alguma jogada ou responder a alguma ameaça.

Um conselho é tentar fazer o Roque contrário ao Roque do adversário (se o adversário jogar o Roque do lado do Rei, jogar o Roque do lado da Rainha). Uma olhada cuidadosa no tabuleiro também pode apontar o lado que o adversário está mais forte e desenvolvido, caso em que o Roque deve ser jogado para o outro lado (por exemplo, se os Bispos e Cavalos encontram-se em um lado, e há Peões no meio do tabuleiro, jogar o Roque do outro lado do tabuleiro irá obrigar o adversário a mover suas peças para o outro lado, perdendo tempo e tendo que reorganizar seu ataque e defesa).