Saltar para o conteúdo

Mato Grosso do Sul: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
(Sem diferenças)

Revisão das 19h38min de 20 de janeiro de 2003

Mato Grosso do Sul

Estado Brasileiro localizado ao sul da região Centro-Oeste. Tem como limites: Mato Grosso (N); Goiás, Minas Gerais (NE); São Paulo (L); Paraná (SE); Paraguai (S e SO); Bolívia (O). Ocupa uma área de 358.158,7km2. A capital é Campo Grande. As cidades mais importantes são: Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas.

O Pantanal cobre o extremo oeste do Estado; as planícies, o noroeste; e os planaltos com as escarpas das serras do Bodoquena, o leste. Paraguai, Paraná, Paranaíba, Miranda, Aquidauana, Taquiri, Negro, Apa e Correntes são os rios principais.

A economia se baseia na agricultura (soja, milho, algodão, arroz, cana-de-açúcar); na pecuária e criação; na mineração (ferro, manganês, calcário); e na indústria (alimentícia, de cimento, de mineração).

As idéias separatistas do Mato Grosso do Sul tiveram início no começo do século, com uma revolta chefiada pelo coronel Mascarenhas, que resultou na derrota dos rebeldes. O norte sempre resistiu, por temer o esvaziamento econômico do Estado.

Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, a região sul aderiu ao movimento, sob a condição de que em caso de vitória obteria a divisão. Em 1o de outubro de 1977, o Mato Grosso do Sul foi finalmente desmembrado, transformando-se em Estado em 1o de janeiro de 1979, com a posse do primeiro governador e da Assembléia Constituinte.

A primeira eleição só ocorreu em 1982. Para justificar o desmembramento, o governo federal argumentou que o antigo Estado dispunha de área muito extensa, que dificultava a administração, além de apresentar claras diferenças ecológicas.

  • Fonte: Site do Governo Brasileiro