Estrada da Cerveja da Francônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Estrada da Cerveja da Francônia (em alemão: Fränkische Bierstraße) é uma estrada turística da Alemanha, que partindo de Bayreuth passa pelos distritos de Bayreuth, Kulmbach, Lichtenfels, Bamberg (distrito) e Forchheim, onde chega bem próximo à Estrada da Cerveja de Aischgrund.

Topografia[editar | editar código-fonte]

De Bayreuth até Poxdorf, no distrito de Forchheim, a diferença de altura é 62 m. De Kulmbach até Bamberg, que é a maior parte do percurso, a estrada margeia o rio Meno.

Percurso[editar | editar código-fonte]

Não existe uma definição exata da Estrada da Cerveja, portanto o melhor é orientar-se pelas localidades de Bayreuth, Kulmbach, Lichtenfels e Bamberg. Além disso vale a pena também uma visita aos distritos de Kronach e Coburg, pois adicionalmente às 169 cervejarias da Francônia Superior existem cerca de 50 a 100 outras pequenas cervejarias, a maior parte das quais produzem cerveja somente para o consumo local, algumas com tipos raros de cerveja.

Atrações turísticas[editar | editar código-fonte]

Existem ao longo da Estrada da Cerveja quatro museus dedicados ao assunto cerveja:

Além disso um pouco mais distante, em Weißenbrunn, no distrito de Kronach, existe o Brauer- und Büttner- Museum Weißenbrunn, onde um grupo de 12 ou mais pessoas podem aprender a fazer cerveja, recebendo o diploma de cervejeiro hobbysta (Hobbybraudiplom).

Cervejas especiais são por exemplo a Rauchbier (cerveja defumada), internacionalmente conhecida, bem como a Steinbier (cerveja da pedra), produzida por muito poucas cervejarias da Europa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]