Expressão matemática

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Expressão numérica)
Ir para: navegação, pesquisa

Expressão matemática é uma combinação de números, operadores, variáveis livres ou ligadas[1] e símbolos gráficos (como colchetes e parênteses), agrupados de forma significativa de modo a permitir a verificação de valores, formas, meios ou fins. Há uma diferença,no entanto, entre expressões numéricas e expressões algébricas; as expressões numéricas possuem apenas números e as algébricas possuem números e letras ou apenas letras conforme Andrini.

Expressão Numérica[editar | editar código-fonte]

1º: Expressão conforme o dicionário Collins quer dizer: "Qualquer símbolo matemático ou série bem formulado de símbolos matemáticos de uma Teoria particular". 2º: "Numérica" remete a números. Portanto, expressão numérica é: "Qualquer número ou série de números bem formulados em uma teoria particular." Por exemplo: "8" é uma Expressão e subsequentemente um monômio porque contem um termo só; 8 + 5 - 3 é também uma expressão, mais especificamente uma série de expressões bem formuladas e subsequentemente é um polinômio porque contem mais de um termo.

Expressão algébrica[editar | editar código-fonte]

Um caso particular é uma expressão algébrica, geralmente utitlizado para monômios ou polinômios. A expressão algébrica quer dizer uma mistura de números e letras. Por exemplo, se você compra 1 caneta, 2 lápis e 1 borracha pode ser representado da seguinte maneira: 1y + 2x + 1r.

Monômio ou termo algébrico[editar | editar código-fonte]

Monômio ou termo algébrico é toda expressão algébrica racional inteira que indica uma multiplicação entre números e variáveis (as letras) ou apenas entre variáveis. Em geral, um monômio é formado por um parte numérica, que é chamada de coeficiente, e de uma parte literal constituída pelas letras e seus expoentes. Por exemplo: a) 7x é um monômio com 7 representando o que se chama de coeficiente e x representando o que se chama de parte literal; b) - 5x²y é um monômio com -5 representando o coeficiente e x²y representando a parte literal.

Observação importante: qualquer número real pode ser chamado de monômio sem parte literal.

Polinômios[editar | editar código-fonte]

"É a soma de vários fatores que estão indicados mediante números e letras, p. exemplo: 4x² + 2x - y." Chamando-vos a atenção de que o termo "fatores" vem da palavra "fator". Fator remete à multiplicação, por exemplo: 4 x 2 = 8 ; "4" e "2" são os fatores e o "8" é o produto resultante. Polinômio é toda expressão algébrica que representa um monômio ou uma soma algébrica de monômios. Os polinômios de um só termo são chamados monômios ; os de dois termos , binômios , e os de três termos, trinômios.Os polinômios com mais de três termos não recebem denominação específica. O polinômio formado por monômios nulos é o polinômio nulo.Exemplo:0x²+0mn+0.

Coeficiente[editar | editar código-fonte]

É "um multiplicador constante ou numérico de variáveis em um termo algébrico".(collins)

Parte literal[editar | editar código-fonte]

É toda variável (ou letra) em um cálculo algébrico.

Referências

  1. Vianna, João José Luiz. Elementos de Arithmetica. 15. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1914. p. 49-52.

ref name=Andrini, Álvaro.< Praticando Matemática. 7ª série. São Paulo: editora do Brasil,1989.> ref name= E. J Borowsky e J. M. Borwein. <Dictionary of Matematics. Collins Publisher>

Wiki letter w.svgEste artigo sobre matemática é mínimo. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.