Ferradura cósmica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um anel azul, a Ferradura Cósmica é na verdade uma galáxia massiva e aparece nessa imagem do Hubble. [1]

A Ferradura Cósmica é um exemplo de um Anel de Einstein. Albert Einstein previu que a gravidade poderia distorcer a luz. O anel é na verdade uma galáxia bem mais distante  do que a brilhante galáxia no centro. A galáxia central tem uma massa incrível, algo em torno de dez vezes a massa da nossa galáxia. Ela é uma galáxia que faz parte do grupo de galáxias conhecido como Galáxias Luminosas Vermelhas. A forte força gravitacional da galáxia distorce e aumenta a luz da galáxia mais distante como se fosse uma lente.

A chance desse alinhamento oferece aos cientistas a chance de espiar um pouco do início do universo. Estudando a luz da galáxia azul, os astrônomos acreditam que a luz da galáxia viajou até nossos olhos por quase 11 bilhões de anos. Acredita-se que o universo por si só tenha 13.7 bilhões de anos de vida, ou seja, essa galáxia se formou no distante início do universo.

Essa pequena ferradura azul é uma galáxia distante que foi ampliada e deformada em um anel quase completo pela forte força gravitacional da enorme galáxia vermelha luminosa em primeiro plano.

Os astrônomos descobriram a Ferradura Cósmica em 2007. [2]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «SPACE TODAY». Consultado em 14 de agosto de 2020 
  2. «SPACE TODAY». Consultado em 14 de agosto de 2020