Ficheiro:Igreja Barqueiros Barcelos.JPG

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem numa resolução maior(1 024 × 871 píxeis, tamanho: 102 kB, tipo MIME: image/jpeg)

ウィキメディア財団死ね

Descrição do ficheiro

Descrição

Igreja de Nossa Senhora das Necessidades na freguesia de Barqueiros, Concelho de Barcelos. A tradição diz que João Veloso Miranda, nascido em 3 de fevereiro de 1700, e que a partir de 1738 usa o termo “Frei” ao tornar-se Cavaleiro da Ordem de Cristo (e daí o uso do termo “frei”, pois não era monge) que trouxera aquela devoção de Lisboa, do Palácio Nacional das Necessidades, atual sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e, então, propriedade dos padres oratórios.

Pois este barqueirense, após ter regressado da capital e já na sua terra natal é acometido de doença grave e, depois de curado pela intervenção daquela Santa, decidiu colocar a sua imagem num oratório junto da sua casa, em 1746. O milagre espalhou-se rapidamente pelas redondezas; a devoção expande-se com romeiros a chegarem de toda a parte norte; as esmolas são muitas…o que leva a aumentar o espaço: primeiro uma capela e depois o Santuário atual, que demorou 15 anos a construir e que entra em funcionamento com a colocação da imagem no seu interior, em 1762.

Em 1799, um devoto natural de S. Cosme, Gondomar, ofereceu o valor de uma junta de bois com a intenção de se fazer um altar de fora do Santuário para dele se ouvir a missa campal.

Em 1802 constroem-se as duas capelas laterais do Santuário, hoje inexistentes, pois foram demolidas em meados do século XX.

A 1 de Maio de 1920, o Arcebispo de Braga, D. Manuel Vieira Matos decretou a passagem da Matriz para o Santuário o que provocou situações de violência entre as Confrarias do Santíssimo e das Necessidades, conflito resolvido em 23 de Dezembro de 1930.

As armas da Casa de Baçar, de João Veloso Miranda, aparecem, também, numa casa em S. Salvador do Campo, noutra em Criaz, Apúlia, num jazigo do cemitério de Esposende e no interior do Santuário das Necessidades, local onde está enterrado o fundador do mesmo.

Foto de Jose Goncalves
Data 16 de julho de 2006 (data de carregamento original)
Origem Originally from pt.wikipedia; description page is/was here.
Autor Original uploader was Joseolgon at pt.wikipedia
Permissão
(Reutilizar este ficheiro)
Released into the public domain (by the author).

Licenciamento

Esta obra foi dedicada ao domínio público pelo autor, Joseolgon do projecto Wikimedia Commons em , com aplicação em todo o mundo.

Se isto não for legalmente possível:
Joseolgon concede a todos o direito de usar esta obra para qualquer fim, sem quaisquer condições, a menos que tais condições sejam impostas por lei.

Registo de carregamento original

(All user names refer to pt.wikipedia)

  • 2006-07-16 23:05 Joseolgon 1024×871×8 (104923 bytes) Igreja de Nossa Senhora das Necessidades na freguesia de Barqueiros, Concelho de Barcelos. Foto de Jose Goncalves

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual11h35min de 19 de maio de 2007Miniatura da versão das 11h35min de 19 de maio de 20071 024 × 871 (102 kB)Lijealso{{Information |Description=Igreja de Nossa Senhora das Necessidades na freguesia de Barqueiros, Concelho de Barcelos. Foto de Jose Goncalves |Source=Originally from [http://pt.wikipedia.org pt.wikipedia]; description page is/was [http://pt.wikipedia.org/w

Utilização global do ficheiro

As seguintes wikis usam este ficheiro:

Metadados