Ficheiro:José Machado Lopes.png

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

José_Machado_Lopes.png(410 × 561 píxeis, tamanho: 480 kB, tipo MIME: image/png)

Descrição do ficheiro

Descrição
Português: Machado Lopes ingressou na carreira militar aos 13 anos, ao ser aceito no Colégio Militar de Barbacena, Minas Gerais. Com dezenove anos, passa a frequentar a Escola Militar do Realengo, destacando-se entre os demais alunos. Em 1922 foi denunciado como participante do levante tenentista de 5 de julho e injustamente punido. A revolta foi debelada no mesmo dia, com Machado Lopes combatendo os revoltosos, defendendo a legalidade, postura que manteve ao longo de toda sua carreira militar — e, em consequência, recebeu elogios do Congresso e dos generais Manuel Lopes Carneiro da Fontoura e Alfredo Ribeiro da Costa. Em agosto de 1922, foi designado diretor da Escola Regimental do 5º Batalhão de Engenharia, situado em Curitiba, e em junho do ano seguinte foi promovido a primeiro-tenente.

Servia em Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, quando, em outubro de 1924, um grupo de jovens oficiais comandados por Luís Carlos Prestes se revoltou. Machado Lopes, entre outros, manteve-se fiel ao governo federal e foi feito prisioneiro pelo grupo, enquanto o restante da unidade daria origem à Coluna Prestes.

Em 1935 cursava a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro, e combateu os revoltosos que haviam tomado o 3º Regimento de Infantaria, na Praia Vermelha, um dos focos da Intentona Comunista.

Em 1944 integrou a Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial, comandando o 9° Batalhão de Engenharia. Na Itália, participou da Batalha de Monte Castello (1944-1945) e da Batalha de Castelnuovo (1945).

Em 28 de outubro de 1946 foi nomeado interventor federal no Ceará pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, ficando no cargo até 3 de fevereiro de 1947. Seria, depois, comandante da 3ª Divisão de Cavalaria de Bagé, diretor do setor de Engenharia do Exército, adido militar em Washington e comandante da 7ª Divisão de Infantaria, em Pernambuco.

No final de 1960 foi promovido a general-de-exército, e em 15 de fevereiro de 1961 nomeado comandante do III Exército, com base em Porto Alegre, tendo sob suas ordens 120 mil homens nos três estados da Região Sul. Exerceu o cargo de 6 de abril a 24 de outubro desse ano.[1]

Em 25 de agosto, o presidente Jânio Quadros renunciou ao cargo. Os ministros militares Odílio Denys, da Guerra, Gabriel Grün Moss, da Aeronáutica, e Sílvio Heck, da Marinha, tentam impedir a posse do vice-presidente, João Goulart. Machado Lopes inicialmente se mantém fiel à hierarquia militar, mas acaba aderindo à Campanha da Legalidade, comandada por Leonel Brizola, então governador do Rio Grande do Sul, após ordem do comando militar para bombardear o Palácio Piratini e silenciar a Rede da Legalidade.[2]

Com a posse de Jango, foi convidado para o Ministério da Guerra, mas não aceitou o cargo. Em setembro de 1964 foi para a reserva como marechal, aposentando-se em 1969. Publicou suas memórias em 1980.
Data
Origem Obra do próprio
Autor 3gpte

Licenciamento

Eu, titular dos direitos de autor desta obra, publico-a com a seguinte licença:
w:pt:Creative Commons
atribuição partilha nos termos da mesma licença
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.
  • partilha nos termos da mesma licença – Se remisturar, transformar ou ampliar o conteúdo, tem de distribuir as suas contribuições com a mesma licença ou uma licença compatível com a original.

Legendas

José Machado Lopes

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual14h07min de 30 de setembro de 2020Miniatura da versão das 14h07min de 30 de setembro de 2020410 × 561 (480 kB)3gpteUploaded own work with UploadWizard

As seguintes 2 páginas usam este ficheiro:

Metadados