Ficheiro:Vista Aérea do Castro do Zambujal - Portugal (52076165474).jpg

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagem numa resolução maior(5 464 × 3 640 píxeis, tamanho: 16,13 MB, tipo MIME: image/jpeg)

Descrição do ficheiro

Descrição

Localizado a cerca de 3 Km a sudoeste de Torres Vedras e identificado pelo investigador torreense Leonel Trindade no ano de 1932, o Castro do Zambujal foi alvo das primeiras escavações em 1944 e 1959. A partir da década de 60, a pesquisa do sítio assumiu uma importância internacional com a implementação de um projeto dirigido entre 1964 e 1973 por E. Sangmeister (Universidade de Friburgo), H. Schubart (Instituto Arqueológico Alemão de Madrid) e L. Trindade e, a partir de 1994, sob a direção de M. Kunst (Instituto Arqueológico Alemão de Madrid) e P. Uerpmann da Universidade de Tübingen. A longa história das pesquisas arqueológicas aqui efetuadas e a extensa documentação publicada converteram o denominado Castro do Zambujal num dos mais emblemáticos sítios arqueológicos portugueses, assumindo um papel de revelo para o conhecimento das primeiras sociedades agro-metalúrgicas no Calcolítico da Península Ibérica, especialmente no que se refere às primeiras arquiteturas de fortificação e às práticas de metalurgia antiga. Trata-se de uma elevação sucessivamente ocupada durante o terceiro milénio a.C. No atual estado dos conhecimentos, foram identificadas cinco fases de construção que correspondem a uma evolução do sistema defensivo estruturada em quatro linhas de muralha, a última das quais apenas detetada em 1994. A primeira fase, datada do primeiro quartel do 3º milénio, apresenta uma planta centrada numa fortificação central dotada de torres maciças e rodeada por muros radiais e pequenas entradas. A segunda fase é marcada pela construção de uma barbacã na fortificação central e de torres ocas e entradas na segunda linha de muralhas. Este sistema é reconfigurado numa terceira fase, com a colmatação da barbacã central e o encerramento das entradas na segunda linha de muralhas. Na quarta fase são edificadas torres ocas nas três linhas de muralha. Na fase final, a ocupação é restringida ao núcleo central, registando-se a existência de extensos derrubes e a colmatação da fortificação central, na área da barbacã, estruturando-se uma muralha com 16 m de largura. As recentes pesquisas, efetuadas a partir de 1994, revelaram o perímetro total de um dos mais extensos povoados calcolíticos da Estremadura. A área inclui uma quarta linha de muralhas intervencionada nas recentes campanhas e áreas de ocupação no sopé da elevação. A nível nacional e internacional, o Castro do Zambujal apresenta características de especial interesse científico para o conhecimento do Calcolítico na Península Ibérica. Revela ainda especial valor patrimonial, uma vez que as fortificações evidenciam um excelente estado de conservação em altura, sendo particularmente representativa das primeiras construções defensivas erigidas em território nacional.

Ana Catarina Sousa / DGPC /2012 <a href="http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70158/" rel="noreferrer nofollow">www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-im...</a>
Data
Origem Vista Aérea do Castro do Zambujal - Portugal 🇵🇹
Autor Vitor Oliveira from Torres Vedras, PORTUGAL
Localização da câmara 39° 04′ 28,08″ N, 9° 17′ 06,1″ O Kartographer map based on OpenStreetMap.Esta e outras imagens nas suas localizações em: OpenStreetMapinfo

Licenciamento

w:pt:Creative Commons
atribuição partilha nos termos da mesma licença
A utilização deste ficheiro é regulada nos termos da licença Creative Commons - Atribuição-CompartilhaIgual 2.0 Genérica.
Pode:
  • partilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra
  • recombinar – criar obras derivadas
De acordo com as seguintes condições:
  • atribuição – Tem de fazer a devida atribuição da autoria, fornecer uma hiperligação para a licença e indicar se foram feitas alterações. Pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de forma a sugerir que o licenciador o apoia ou subscreve o seu uso da obra.
  • partilha nos termos da mesma licença – Se remisturar, transformar ou ampliar o conteúdo, tem de distribuir as suas contribuições com a mesma licença ou uma licença compatível com a original.
Esta imagem foi originalmente carregada no Flickr por Portuguese_eyes em https://flickr.com/photos/21446942@N00/52076165474. Ela foi revisada em 18 de maio de 2022 pelo robô FlickreviewR 2, que confirmou o licenciamento da imagem sob os termos de cc-by-sa-2.0.

18 de maio de 2022

Legendas

Adicione uma explicação de uma linha do que este ficheiro representa

Elementos retratados neste ficheiro

retrata

Um valor sem um elemento no repositório Wikidata

39°4'28.078"N, 9°17'6.101"W

8,38 milímetro

image/jpeg

Histórico do ficheiro

Clique uma data e hora para ver o ficheiro tal como ele se encontrava nessa altura.

Data e horaMiniaturaDimensõesUtilizadorComentário
atual19h31min de 18 de maio de 2022Miniatura da versão das 19h31min de 18 de maio de 20225 464 × 3 640 (16,13 MB)TmTransferred from Flickr via #flickr2commons

Utilização global do ficheiro

As seguintes wikis usam este ficheiro:

Metadados