Formulário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Formulário é um documento pré-impresso onde são preenchidos os dados e informações, que permite a formalização das comunicações, o registro e o controle das atividades das organizações, como empresas ou instituições estatais.

A atividade de organização e métodos é a que fornece os subsídios para a elaboração e o controle dos formulários.

Os formulários podem ser:

Formulários Planos: são formulários cujos campos são desenhados e pré-impressos em papel padronizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Formulários Contínuos: são também elaborados em papel,e destinados a serem preenchidos por impressoras de computadores, em grande escala. O desenho desses formulários é realizado em gabaritos de espaçamento que permitem a impressão de acordo com as características e necessidades do computador e da respectiva impressora.

Formulários eletrônicos: são elaborados por softwares aplicativos, permitindo o trâmite na sua organização por meio das redes informáticas, e centros de computação, dispensando a utilização de papel. Esse tipo de formulário é muito difundido pelas organizações que se utilizam dos recursos da Internet, disponibilizando em seus sites os formulários para serem preenchidos por seus clientes a fim de efetuar suas compras por meio de seus respectivos computadores devidamente conectados à rede mundial. assim se encerra o artigo sobre formulários

Referências[editar | editar código-fonte]

  • CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2005. ISBN 85-224-4058-1
  • OLIVEIRA, Djalma.P.R, Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2005. ISBN 85-224-4185-5