Francisco Dantas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Francisco Dantas
Nome completo Franciskus Vladislovas Čepukaitis
Nascimento 18 de setembro de 1911
Kaunas, Lituânia
Morte 29 de agosto de 2000 (88 anos)
Rio de Janeiro, RJ
IMDb: (inglês)


Francisco Dantas, nome artístico de Franciskus Vladislovas Čepukaitis, (Kaunas, 18 de setembro de 1911Rio de Janeiro, 29 de agosto de 2000) foi um ator lituano radicado no Brasil de cinema e televisão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Com mais de 50 filmes e dezenas novelas em seu currículo, o ator Francisco, nascido na Lituânia, Franciskus Vladislovas Cepukaitis veio para o Brasil em 1926. Iniciou sua carreira teatral na Companhia de Teatro Zaira Médice. Participou da montagem de inúmeras peças teatrais entre as quais citamos My Fair Lady, Um violinista no telhado, Tango, etc.

Trabalhou ao lado de grandes nome do teatro brasileiro como Paulo Autran, Bibi Ferreira, Procópio Ferreira, Tereza Raquel e muitos outros. No final da década de 50, Dantas estreou no cinema e participou de dezenas de filmes da época áurea das produtoras Atlântida e Vera Cruz, como Dona Xepa, com Odete Lara, Fuzileiro do Amor, ao lado de Mazzaropi, e A Viúva Valentina, com Dercy Gonçalves.

Em 1976, entrou na Rede Globo, em que atuou em Gabriela, Escrava Isaura, Selva de Pedra, Água Viva, Top Model, Memorial de Maria Moura entre outras obras. Sua última novela foi Felicidade. O ator também trabalhou nos programas Os Trapalhões e Chico Anysio Show.

Atuação no cinema[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

Atuação na televisão[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.