General Council of the Assemblies of God in the United States of America

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
General Council of the Assemblies of God USA
Classificação Protestante
Orientação Pentecostal
Política Mistura de Presbiteriano e Congregacional[1] [2]
Líder George O. Wood
Associações Associação Mundial da Assembleia de Deus, Igrejas Pentecostais/Carismáticas da América do Norte, Associação Nacional de Evangelicais
Área geográfica Estados Unidos
Fundador Vários pastores
Origem 1914 (100 anos)
Hot Springs, Arkansas
Congregações 12,311[3]
Membros 2,899,702[4]
Site oficial ag.org

O General Council of the Assemblies of God in the United States of America (em português: Concílio Geral das Assembleias de Deus nos Estados Unidos da América) ou Assembleias de Deus Americanas (AG) é uma denominação cristã pentecostal dos Estados Unidos. Fundada em 1914 durante um acampamento de ministros pentecostais em Hot Springs, Arkansas, ela foi a nona maior denominação americana em 2010 com uma membresia de 2.9 milhões de pessoas.[4] A Assembleia de Deus americana é o ramo norte-americano da Associação Mundial da Assembleia de Deus, a maior organização pentecostal do mundo.

A Assembleia de Deus sustenta uma teologia arminiana, evangelical e conservadora como expressado na Declaração de Verdades Fundamentais e sua posição em artigos, que enfatizam o cerne sas doutrinas pentecostais como o Batismo no Espírito Santo, Falar em línguas, cura divina e a Segunda vinda de Cristo.[5] [6]

História[editar | editar código-fonte]

Origem[editar | editar código-fonte]

Nos Estados Unidos surgiram várias congregações pentecostais independentes, desde o avivamento da rua Azuza, em 1906. Buscando unidade, comunhão entre si, trabalho missionário e organização legal, alguns líderes convocaram uma Convenção em Hot Springs, Arkansas, em 1914. Como resultado, houve a adesão de quase 500 ministros e a criação do General Council of the Assemblies of God (Concílio Geral das Assembleias de Deus), mais tarde sediado em Springfield, Missouri. Essa igreja possui, hoje, cerca de 2 milhões de membros e envia missionários a vários países do mundo. John Ashcroft, procurador-geral dos EUA durante o primeiro mandato de George W. Bush, é membro dessa denominação.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

Superintendentes Geral[editar | editar código-fonte]

Antigo Superintendente Geral da AG Thomas Trask e esposa.

O atual Superintendente Geral General do Concílio Geral é o Dr. George O. Wood. Wood tomou posse em 8 de Outubro de 2007, quando o antigo Superintendente Geral, Dr. Thomas E. Trask parou após 14 anos de liderança. Segue-se a lista de Superintendentes Geral:

As Assemblies of God apresentam algumas diferenças de sua coirmã brasileira: no tocante à administração, não existe o sistema de ministérios; cada igreja local é autônoma e não é subordinada a nenhuma outra, mas voluntariamente agrupam-se em presbitérios regionais, onde há igualdade entre todos e contam com a participação de representantes leigos. A congregação local entrevista e contrata o pastor, que é examinado e ordenado pelo Concílio Geral. Referente aos costumes, as Assemblies of God são integradas à sociedade americana, permitindo, por exemplo, que suas mulheres cortem o cabelo e usem calças compridas.

Referências

  1. Roozen, David A.; James R. Nieman, Editors. Church, Identity, and Change: Theology and Denominational Structures in Unsettled Times. Grand Rapids, Michigan: William B. Eerdmans Publishing Company, 2005. p. 100. ISBN 0-8028-2819-1.
  2. Assemblies of God USA. "Welcome to Our Community".
  3. 2008 Yearbook of American & Canadian Churches The National Council of Churches. Visitado em 2009-12-09.
  4. a b National Council of Churches (2010-02-12). "Catholics, Mormons, Assemblies of God growing; Mainline churches report a continuing decline". Visitado em 2010-03-08.
  5. Assemblies of God Statement of Fundamental Truths Assemblies of God.
  6. Assemblies of God Position Papers Assemblies of God (2006).
  • Blumhofer, Edith L. Restoring the Faith: The Assemblies of God, Pentecostalism, and American Culture. Urbana, IL: University of Illinois Press, c. 1993
  • Menzies, William . Anointed to Serve: The Story of the Assemblies of God

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.