História da Sexualidade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de História da sexualidade)
Ir para: navegação, pesquisa
História da sexualidade
Autor (es) Michel Foucault
Idioma francês
País Flag of France.svg França
Editora Gallimard
Lançamento 1976

História da sexualidade é um estudo em três tomos sobre a sexualidade no mundo occidental escrito pelo filósofo e historiador francês Michel Foucault. O primeiro tomo, A vontade de saber, foi publicado pela primeira vez em 1976 pela editorial Gallimard. Foi seguido de O uso dos prazeres e O cuidado de si ambos publicados em 1984. O quarto tomo que seria "Os prazeres da carne" não chegou a ser concluído e como Michel Foucault deixou manifesta em testamento a vontade de que nenhum de seus textos inacabados fossem publicados, o conteúdo do quarto tomo nunca foi divulgado.

O tomo I analisa as idéias de Foucault quanto à "hipótese repressiva", a idéia que a sociedade occidental teria suprimido a sexualidade desde o século XVII até meados do século XX. Ele argumenta que esta hipótese é uma ilusão e que na realidade os discursos sobre a sexualidade proliferaram durante este período. Continua argumentando que neste momento os especialistas começam estudar a sexualidade de forma científica, classificando os diversos tipos de sexualidade e incentivando as pessoas a confessarem seus sentimentos e condutas sexuais, todo com o desejo de conhecer a "verdade" sobre o sexo.

Foucault estava interessado na criação do sujeito e na forma como o indivíduo é constituído.[1] Em História da sexualidade ele argumenta que no mundo occidental, durante os séculos XVIII e XIX, a identitidade das pessoas começa a estar cada vez mais ligada à sua sexualidade.[2]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Foucault, Michel: L'Herméneutique du sujet. Paris: Gallimard, 2001. ISBN 2020308002.
  2. McGee, R. Jon; Warms, Richard L. Anthropological Theory: An Introductory History. Nova Iorque: McGraw Hill, 2011.