Homem do pântano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Homem do pântano (Swampman) é o tema de um experimento de um pensamento filosófico introduzido por Donald Davidson, em seu artigo de 1987 "Uma Mente Sabendo da Propria Mente". O experimento mental funciona da seguinte forma:

Donald Davidson foi um filósofo americano que lecionou em UC Berkeley

Suponha que Davidson vá caminhar no pântano e é atingido e morto por um relâmpago. Ao mesmo tempo, nas proximidades desse pântano, outro relâmpago espontaneamente reorganiza um grupo de moléculas de tal forma que, inteiramente por coincidência, elas assumem exatamente da mesma forma e estrutura que o corpo Davidson tinha no momento de sua morte prematura.

Este, a quem Davidson chama "Homem do pântano", tem, naturalmente, um cérebro que é estruturalmente idêntico ao que Davidson tinha, e assim, presumivelmente, se comporta exatamente como Davidson. Ele vai sair do pântano, e retornar ao cargo de Davidson, em Berkeley, e vai escrever os ensaios da mesma que ele teria escrito, ele irá interagir como uma pessoa amigável com todos os amigos de Davidson e da família, e assim por diante.[1]

Davidson sustenta que haveria, no entanto, que existir uma diferença, embora ninguém iria notar. O "Homem do pântano" irá parecer que reconhece os amigos de Davidson, mas é impossível para ele realmente reconhecê-los, pois ele nunca os viu antes. Como Davidson diz, "Ele não pode reconhecer qualquer coisa, porque nada por ele jamais foi conscientizado em primeiro lugar."

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o:
Portal de Filosofia

Referencias[editar | editar código-fonte]

  1. Davidson, Donald (2001 (1987)). "Knowing One's Own Mind." Reprinted in Subjective, Intersubjective, Objective (pp. 15–38). New York and Clarendon: Oxford University Press. Originally published in Proceedings and Addresses of the American Philosophical Association, 60 (1987), 441-58.
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Donald Davidson
Ícone de esboço Este artigo sobre filosofia / um filósofo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.