Ibrahim al-Fazari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Abu Ishaq Ibrahim ibn Habib ibn Sulaiman ibn Samura ibn Jundab al-Fazari (em árabe e persa: أبو إسحاق إبراهيم بن حبيب بن سليمان بن سمورة بن جندب الفزاري) foi um matemático e astrónomo do século VIII de origem árabe ou persa.

Ele foi o astrónomo e matemático oficial da corte do Califa abássida Harun al-Rashid. Al-Fazari escreveu vários tratados astronómicos sobre o astrolábio, a esfera armilar e o calendário.

O seu filho Muhammad al-Fazari foi também astrónomo. O Califa ordenou que ambos traduzissem o texto de astronomia indiano Sindhind em colaboração com o astronómo Yaqūb ibn Tāriq. Trabalho que concluiram por volta de 750. Esta tradução poderá ter sido o veículo de difusão da numeração indiana no mundo árabe, que resultou na numeração árabe moderna.

Ele morreu em 777.