Igreja autóctone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Igreja Autóctone é toda igreja que é originária de um país e não possui influência externa, ou seja, influência cultural importada, já que os padrões dela são todos nativos.

Outro exemplo usado para termos missionários, é a igreja perfeitamente compatível com lugar ou região, onde consegue crescer e prosperar, por isso uma igreja autóctone tem as seguintes características:

  1. Os membros destas igrejas além de crerem no evangelho apreendido, o pratica diariamente, pois foi perfeitamente encaixado a cultura nativa;
  2. O evangelho influencia diretamente na suas formas de adoração e oblação;
  3. Apesar de adotarem algumas práticas estrangeiras não são marginalizados, já que a cultura nativa foi pouco mudada, ou seja, mudanças em pequenos termos como tipos de cultos e religião, mas não em costumes e usos;
  4. Apreciam de corpo e alma o evangelho cristão já que achou respostas para suas necessidades espirituais;
  5. A mudança mais visível é o novo fundamento de sua fé que passa a ser a Bíblia Sagrada cristã, onde pedem ao Espírito Santo que compreendam melhor as Escrituras.

Referências

NEIIL, Stephen,História das Missões. Edições Vida Nova, São Paulo, 1989.
TUCKER, Ruth A. "...Até os Confins da Terra" - Uma História Biográfica das Missões Cristãs. São Paulo: Edições Vida Nova, 1986.