Igreja da Santa Trindade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Fachada da Santa Trinita, com a Torre dei Gianfigliazzi à esquerda na imagem.

A Igreja da Santa Trindade (em italiano: Basilica di Santa Trinita) é uma igreja na área central de Florença, Itália. É a igreja mãe da Ordem Valumbrosa de monges, iniciada em 1092 por um nobre florentino. Fica ao lado da Torre dei Gianfigliazzi e perto da famosa Ponte da Santa Trindade, sobre o Rio Arno. A igreja é famosa pela Capela Sassetti, que contém notáveis afrescos de Domenico Ghirlandaio e que estão entre as obras-primas do século XV.

A atual igreja foi construída no século XI. Múltiplas reconstruções ocorreram depois dessa data. A fachada maneirista foi projetada por Bernardo Buontalenti. O relevo acima da porta central da igreja foi esculpido por Pietro Bernini e Caccini. A Coluna da Justiça, na Piazza, se origina das Termas de Caracala e foi um presente de Cosimo I de' Medici para o Papa Pio IV. Foi usada em 1565 para comemorar a Batalha de Montemurlo.

A igreja tem 20 capelas, que contêm uma grande quatidade de obras de arte. As mais importantes são as capelas de Sassetti e de Bartolini-Salimbeni, que contêm afrescos de Domenico Ghirlandaio e de Lorenzo Monaco, respectivamente.

Lista de artistas[editar | editar código-fonte]

Essa é a lista de artistas cujas obras podem ser encontradas na igreja: