Ilhas de Aran

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

53° 07′ N 9° 42′ O

Localização do arquipélago

As ilhas de Aran (em inglês:Aran Islands) são um arquipélago formado por três ilhas na confluência da Baía de Galway. A maior das três ilhas chama-se Inishmore (gaélico irlandês: Árainn o Inis Mór), a ilha de tamanho médio chama-se Inishmaan (Inis Meáin) e a menor, situada a leste, tem o nome de Inisheer (Inis Oírr, o Inis Oirtheach).

População[editar | editar código-fonte]

Inis Mór é a maior das ilhas, com uma população de 831 habitantes. O porto, Kilronan (Cill Rónáin), é a cidade principal da ilha, na qual vivem 270 pessoas. Apesar, de não ser a menor em tamanho, Inis Meáin, é a ilha menos povoada (187 pessoas) e também a menos turística. Inis Oírr é a ilha mais pequena, com uma população de 262 habitantes segundo os dados do Censo 2002.

O documentário Os homens de Aran (Man of Aran, 1934) narra a vida quotidiana dos habitantes das ilhas de Aran. A luta diária pela sobrevivência, a defronta entre o homem e a natureza, a dureza do trabalho no mar; dirigida por Robert J. Flaherty.

Lugares de interesse[editar | editar código-fonte]

Inishmore

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ilhas de Aran
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Irlanda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.