Imagine (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Imagine"
Single de John Lennon
do álbum Imagine
Lado B "It's So Hard"  Estados Unidos
'"Working Class Hero"  Reino Unido
Lançamento 11 de outubro de 1971 (1971-10-11)
Formato(s) 7" vinil, 12" vinyl
Gravação Maio-Junho de 1971 na Ascot Sound Studios, Ascot and Record Plant East, Nova Iorque
Gênero(s) Rock
Duração 03:03
Gravadora(s) Apple
Letrista(s) John Lennon
Produção John Lennon, Yoko Ono, Phil Spector
Cronologia de singles de John Lennon
Último
Último
"Power to the People"
(1971)
"Happy Xmas (War Is Over)"
(1971)
Próximo
Próximo

"Imagine" é uma canção escrita pelo músico inglês John Lennon que foi gravada e lançada em 1971 em álbum homônimo. Pelo conteúdo de sua letra, é considerada o maior Hino pela Paz de todos os tempos. Foi eleita pela revista Rolling Stone a 3ª maior música de todos os tempos.[1]

John Lennon descreve a canção como sendo antirreligiosa, antinacionalista, anticonvencional e anticapitalista. Na canção ele pede para imaginar um mundo sem países ("no countries"), sem possessões ("no possessions") e sem religião ("and no religion too"). A letra foi inspirada em um desejo do Beatle de ver um mundo em paz. Lennon disse uma vez que Imagine era "o Manifesto Comunista em sua mais pura essência".

De acordo com os jornais The Sunday Times e The Guardian, Yoko Ono teria influenciado o refrão da canção, pois ele aparece em vários poemas escritos por ela na década de 60 e em seu livro intitulado Grapefruit: "imagine a raindrop...". Porem Lennon estava isolado em L.A e aparentemente estava brigado com Yoko, e tinha se isolado de todos,até que Elton John foi até ele e John falou que tinha escrito uma música Imagine, porem ele achava que não ia ser um sucesso, então Elton John fez uma aposta que se na primeira semana que ele lançasse a música ficasse em primeiro lugar eles iriam fazer um show na Time Square, fizeram o show um tempo depois.

Depois da morte de John Lennon, foi construído em sua homenagem um mosaico contendo a palavra Imagine no Central Park de Nova Iorque, em uma parte que fica em frente ao prédio que Lennon morava e foi brutalmente assassinado, o edifício Dakota,em 1980.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]