Information Systems Security Association

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Information Systems Security Association (Associação da Segurança dos Sistemas de Informação) é uma organização internacional sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos, estabelecida para reunir profissionais e praticantes da Segurança da Informação. Atualmente organiza fórums educacionais, publicações e interações individuais para auxiliar na melhoria do conhecimento, capacitação e profissionalização de seus membros.

Objetivos[editar | editar código-fonte]

O principal objetivo da ISSA é promover práticas de gestão que irão assegurar a confidencialidade, integridade e disponibilidade de recursos de informação. O ISSA facilita a interação e a promoção da educação da Segurança da Informação, criando um ambiente mais favorável para profissionais envolvidos e sistemas de informação.

Atividades[editar | editar código-fonte]

A lista abaixo inclui algumas das importantes atividades que os membros da ISSA desempenham para alcançar os objetivos da associação:

  • Organizar conferências internacionais, capítulos locais e seminários que ofereçam programas educacionais, treinamento e oportunidades importantes de networking entre seus profissionais;
  • Prover acesso a informações através do site da ISSA[1] ,newsletter eletrônico e o jornal mensal;
  • Oferecer suporte para certificação profissional e o desenvolvimento de oportunidades para profissionais de segurança;
  • Criar oportunidades para que seus membros participem de comitês, estabelecendo a liderança para a indústria de Segurança em geral;
  • Facilitar a discussão e o contato com pontos importantes, incluindo uma estratégia nacional para Segurança da Informação, de forma a estabelecer um consenso que pode influenciar a opinião pública, governo, imprensa e outras importantes audiências.

Código de Ética[editar | editar código-fonte]

Os indivíduos que desejarem participar da Associação deverão subscrever a um código de Ética Profissional relacionado à Segurança da Informação[2] .

Presença Internacional[editar | editar código-fonte]

O ISSA está presente em mais de 100 países, incluindo Europa e Ásia, totalizando mais de 10.000 associados[3] .

Capítulo Brasil[editar | editar código-fonte]

O Capítulo Brasil foi fundado em 2003[4] e tem por objetivo estabelecer programas de disseminação da cultura de Segurança da Informação entre profissionais brasileiros. Atualmente se encontra em sua segunda diretoria, eleita em 2006, sob a presidência de Willian Okuhara Caprino[5] .

Alianças Globais[editar | editar código-fonte]

O ISSA estabeleceu aliança global com a Microsoft para o desenvolvimento de um programa de Segurança da Informação[6] .

Notas

  1. Site do ISSA (em ingles).
  2. Code Of Ethics ISSA (em inglês).
  3. 20 Anos do ISSA (em inglês).
  4. Capítulo Brasil.
  5. Assumiu a presidência em Agosto de 2007, depois do licenciamento do presidente eleito Augusto Paes de Barros
  6. Press Release (em inglês).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]