Joaquim Barbosa de Castro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Joaquim Barbosa de Castro, primeiro e único barão de Além-Paraíba,[1] (Mar de Espanha, 3 de abril de 1839 — ?, 17 de julho de 1918) foi um advogado e político brasileiro, tendo sido líder do Partido Conservador em sua província natal. Recebeu a patente de coronel-comandante da Guarda Nacional Brasileira.

Era filho de Joaquim Barbosa de Castro e Ana Paula Leopoldina e casou-se com Joana Eugênia Pereira de Castro, feita baronesa consorte de Além-Paraíba, e com a qual gerou quinze filhos.

Títulos nobiliárquicos e honrarias[editar | editar código-fonte]

Documento de concessão do título de barão de 8 de agosto de 1888.
Barão de Além-Paraíba

Título conferido por decreto imperial em 8 de agosto de 1888, concedido por D. Isabel Leopoldina. Faz referência à cidade mineira de Além Paraíba. O chamado Barão de Além-Paraíba deixou sua "herança" à Maria das Mercê, sua neta, que casou-se com Odilon Pereira. Os dois tiveram dois filhos, Odilon Pereira Jr e Anderson de Castro. Odilon Jr. casou-se com Eliana e tiveram dois filhos, e Anderson casou-se com Mirtes e também tiveram dois filhos. Mas como a "herança" passava só pelas mulheres da família Maria deixou sua herança para sua neta Marina, que nasceu em 21 de julho de 2000, filha de Anderson.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «BookReader - Biblioteca Nacional». objdigital.bn.br. Consultado em 30 de janeiro de 2023