Kebechet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Kebechet (Qeb-hwt), filha de Anúbis, deus egípcio da morte e dos moribundos.

História[editar | editar código-fonte]

Na mitologia egípcia, Kebechet (escrito em hieróglifos como Qeb-Hwt, e também transliterado como Khebhut, Kebehut, Qébéhout e Kabehchet) é uma deusa, uma deificação do embalsamamento líquido. Seu nome significa água de refrigeração. MythsKebechet é uma filha de Anubis e sua esposa Anput, que é apenas o seu aspecto feminino. Sua casa é Duat.

Como a deificação do embalsamamento, Kebechet era visto como a deusa do frescor e purificação através da água.

Ela é a deusa do frescor e purificação através da água que lavou as entranhas dos mortos e trouxe a água sagrada para Anubis para suas tarefas. Ela foi pensada para dar água para os espíritos dos mortos enquanto esperavam para o processo de mumificação para ser concluído.

Ela foi provavelmente relacionado à mumificação, onde ela iria fortalecer o organismo contra a corrupção, por isso iria ficar fresco para reanimação pelo falecido Ka.

Como todos os conceitos do sexo feminino a partir do sistema de crenças Ogdoad, Kebechet foi descrito como uma serpente, ou simplesmente como uma mulher com a cabeça de uma cobra, embora em raras ocasiões ela foi retratada como uma avestruz, que foi representante de Maat.

É também disse que ajudou a purificar Kebechet que as múmias de Anúbis.

Diz algumas historias que ela foi amante de set enquanto ele era tenente no barco do sol, assim que Rá descobriu expulsou set de sua tropa para sempre e o exilou no Duat lá estava Kebechet, mas ele não a quis mais.

Ela foi quase morta antes que Anúbis chegasse e defende-se a filha.


Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia egípcia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.