Kickoff

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma reunião de Kickoff (em inglês: kickoff meeting) é uma reunião com a equipe do projeto e o cliente do projeto.[1][2] Essa reunião seguiria a definição dos elementos básicos para o projeto e outras atividades de planejamento do projeto. Esta reunião apresenta os membros da equipe do projeto e o cliente e oferece a oportunidade de discutir a função dos membros da equipe. Outros elementos básicos do projeto que envolvem o cliente também podem ser discutidos nesta reunião (cronograma, relatório de status, etc. )

Havendo novos integrantes da equipe, explica-se o processo a ser seguido de forma a manter os padrões de qualidade da organização. Clareza é dada pelo líder do projeto se houver alguma ambigüidade nas implementações do processo.

Há uma discussão especial sobre as legalidades envolvidas no projeto. Por exemplo, a equipe de design que interage com a equipe de teste pode querer que um carro seja testado nas estradas da cidade. Se as permissões legais não forem mencionadas pela parte interessada em questão durante o início, o teste pode ser modificado posteriormente para cumprir as leis de trânsito locais (isso causa atraso não planejado na implementação do projeto). Portanto, seria melhor ter uma discussão sobre isso durante a reunião inicial e acompanhá-la separadamente, em vez de prosseguir com suposições e, posteriormente, ser forçado a replanejar os procedimentos de teste.

A reunião kickoff é um gerador de entusiasmo para o cliente e exibe um resumo completo do projeto até agora. Ao exibir um conhecimento completo da meta e das etapas para alcançá-la, o cliente ganha confiança na capacidade da equipe de entregar o trabalho. Kickoff significa que o trabalho começa.

Veja também[editar | editar código-fonte]

  • Gerenciamento de Projetos

Referências

  1. Sullivant, J. (2007). Strategies for Protecting National Critical Infrastructure Assets: A Focus on Problem-Solving. [S.l.]: Wiley. ISBN 978-0-470-22836-4. Consultado em 1 de outubro de 2018 
  2. Robin Abernathy (7 de agosto de 2017). CompTIA Project+ Cert Guide: Exam PK0-004. [S.l.]: Pearson Education. pp. 261–. ISBN 978-0-13-470290-2 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]