Lagoa do Pau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A lagoa do Pau, localizada no município brasileiro de Coruripe, concilia rio, mar, lagoa e mata atlântica.[1] Possui ondas próprias à prática do surf. O Rio do Pau termina paralelo ao mar, dando mais uma opção aos turistas, que podem escolher entre banho de mar ou de água doce. Possui ondas violentas. O local possui 5 pousadas.

No mês de Fevereiro acontece o Festival do Coco, festa tradicional do município onde além da pescaria de arremesso existe também shows em trios elétricos para animar a festa que já é bela simplesmente pelo cenário que à acolhe.

O nome LAGOA DO PAU tem duas versões quanto ao seu surgimento, a primeira e mais comentada é que havia uma árvore por lá que tinha uma espécie de "orelha" em seu tronco o qual acumulava água na qual os transeuntes se lavavam, a outra é que havia uma grande árvore na beira do rio.

O fato é que os mais idosos comentam que o rio do pau se formou não há muito tempo e que onde hoje é seu leito havia apenas um areal, o que não dá para contestar, já que no curso do rio há um pequeno manguezal que aparenta não ter se formado há muito tempo. Também tem o fato de que se especula que a área onde fica o povoado era ocupado pelo mar, pois em qualquer escavação que se faça é possível encontrar indícios de vida marinha, como as conchas de mariscos.

Mais ou menos 5 km ao norte de Lagoa do Pau, encontramos a praia de Pituba, um paraíso intocado, onde podemos apreciar uma grande variedade da fauna dos arrecifes alagoanos, além de uma praia também própria à prática do surf. O problema é que não existe civilização por lá, sendo que durante visitas ao local é aconselhável ter por perto água potável.

Referências

  1. Agência de Notícias Brasil Árabe - À beira-mar de Coruripe anba.com.br. Visitado em 21 de novembro de 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre Hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.