Lean project management

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Predefinição:More citations needed

Lean project management, ou Gerenciamento de Projetos Enxuto, ou ainda Metodologia Lean aplicada à gestão de projetos, é a aplicação de conceitos enxutos, tais como lean construction, lean manufacturing e lean thinking à gerência de projetos.[1][2]

O gerenciamento de projeto enxuto tem muitas ideias em comum com outros conceitos enxutos; entretanto, o princípio principal do gerenciamento de projeto enxuto é entregar mais valor[3] com menos desperdício num contexto de projeto.

O Gerenciamento de Projetos Enxuto aplica os cinco princípios do pensamento enxuto para gerência de projetos.[4]

"Lean" é um método sistemático para a eliminação de desperdícios ("Muda") num sistema de fabrico. O Lean também leva em consideração os resíduos gerados por sobrecarga ("Muri") e os resíduos gerados por irregularidades nas cargas de trabalho ("Mura"). Trabalhando da perspetiva do cliente que consome um produto ou serviço, "valor" é qualquer ação ou processo pelo qual um cliente estaria disposto a pagar.

A abordagem enxuta torna óbvio o que agrega valor, reduzindo tudo o mais que não agrega valor. Esta filosofia de gestão é derivada principalmente do Sistema de Produção da Toyota (TPS) e identificada como "enxuta" (lean) apenas nos anos 90.[5] O TPS é conhecido pelo seu foco na redução dos sete desperdícios originais da Toyota para melhorar o valor geral do cliente, mas há diferentes perspectivas sobre como isso pode ser melhor alcançado. O crescimento constante da Toyota, de uma pequena empresa à maior fabricante de automóveis do mundo,[6] chamou a atenção de como alcançou esse sucesso.

Tipos[editar | editar código-fonte]

No geral, pode-se dizer que um projeto é Lean se aplicar os princípios do pensamento enxuto.[4] Existem, no entanto, diferentes implementações dessa ideia que não aplicam necessariamente todos os princípios com o mesmo peso.

Dois tipos bem conhecidos são o "Kanban" e o "Last Planner System".

O termo Kanban vem da indústria mas foi adaptado para desenvolvimento de software por David Anderson quando ele trabalhava na Microsoft em 2005 e herdou uma equipa de manutenção de baixo desempenho.[7] O sucesso da abordagem naquele ambiente levou Anderson a experimentar o Kanban em projetos, com resultados igualmente positivos. Conforme Anderson divulgou as suas descobertas em palestras e no seu livro,[7] os desenvolvedores de software começaram a experimentar o Kanban e agora é um dos métodos mais amplamente usados para gerir projetos de desenvolvimento ágil de software.

O Last Planner System é usado principalmente na construção e concentra-se particularmente em puxar e fluir, mas talvez mais importante do que isso é ênfase numa abordagem colaborativa na qual todos os negócios trabalham juntos para criar uma representação visual do trabalho que precisa de ser feito.

Conceitos Relacionados[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Eric Gabriel, "The lean approach to project management." International Journal of Project Management 15.4 (1997): 205-209.
  2. Lloyd, Gary (March 2014). "Lean Thinking Uncovered" - Project Manager Today.
  3. Lloyd, Gary. (Oct 2013). "Lean Project Management – It’s all about value" – PM World Journal.
  4. a b Lloyd, Gary.(May 2015). "Lean Projects" article in "Digital Leaders", a collection of articles published by The British Computer Society
  5. Holweg, Matthias (2007). "The genealogy of lean production". Journal of Operations Management. 25 (2): 420–437. doi:10.1016/j.jom.2006.04.001.
  6. Bailey, David (24 January 2008). "Automotive News calls Toyota world No 1 car maker". Reuters.com. Reuters. Retrieved 19 April 2008.
  7. a b Anderson, David. (2010) "Kanban: Successful Evolutionary Change for Your Technology Business."

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • LeanPM, uma framework de Gerenciamento de Projetos Enxuto


Predefinição:Business-term-stub