Leopold Hager

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde outubro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Leopold Hager (Salzburgo, 6 de outubro de 1935) é um maestro austríaco conhecido pelas interpretações das obras da Primeira Escola Vienense (Haydn, Mozart, Beethoven e Schubert).

Hager estudou piano, órgão, harpa, regência e composição no Mozarteum de Salzburgo, entre 1949 até 1957 com Paumgartner, Wimberger, Bresgen, J. N. David e Kornauth. Foi apontado, em 1957, maestro assistente do Teatro da Cidade de Mogúncia, permanecendo no cargo até 1962, posteriormente ele conduziu o Teatro de Linz de 1962 até 1964. Em 1964 foi apontado como o primeiro maestro da Ópera de Colônia, permanecendo lá até o ano seguinte, em 1965. Em 1965 serviu como diretor musical geral em Freiburg, ficando lá até 1969. De 1969 até 1981 foi o maestro chefe da Orquestra do Mozarteum. Em outubro de 1976 ele fez sua estréia no Metropolitan Opera House, em Nova Iorque, com a ópera Le Nozze di Figaro, de Mozart. Ele também apareceu como maestro convidado com outras casas de óperas e orquestas da Europa (Filarmônica de Berlim, Filarmônica de Viena...) e nos Estados Unidos. Em 1981 ele se tornou o diretor musical da Orquestra Sinfônica da Rádio de Luxemburgo (atual Orquestra Filarmônica de Luxemburgo), permanecendo na orquestra até 1996.

De 2005 até 2008 Leopold Hager foi o maestro chefe da Ópera Estatal de Viena, conduzindo novas produções da Die Zauberflöte, La Traviata, Die Meistersinger von Nümberg, Les Contes d'Hoffman e Turandot. Como maestro frequente da Ópera Estatal de Viena, Hager trabalhou com muitas orquestras, como a Orquestra Filarmônica de Viena, a Orquestra Sinfônica de Viena, a Orquestra Filarmônica Checa, a Orquestra do Gewandhaus de Leipzig, a Orquestra Estatal de Dresden, a Orquestra Filarmônica de Munique, a Orquestra Sinfônica de Bamberg, a Orquestra Sinfônica da Rádio do Norte da Alemanha, de Hamburgo, a Orquestra Sinfônica MDR de Leipzig, a Orquestra Real do Concertgebouw, a Academia de Santa Cecília, a Orquestra Sinfônica da Rádio Nacional Dinamarquesa, a Orquestra de Paris, a Orquestra Nacional de Lille e a Orquestra Sinfônica Nacional (Estados Unidos) em Washington, D.C..


Precedido por
Mladen Bašić
Diretor musical, Orquestra do Mozarteum de Salzburgo
1969–1981
Sucedido por
Hans Graf
Precedido por
Louis de Froment
Diretor Musical, Grande Orquestra Sinfônica da RTL
1981–1996
Sucedido por
David Shallon
Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.