Levigação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Química.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde Dezembro de 2010.

Levigação é um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos. Quando uma mistura se forma por substâncias sólidas de densidades diferentes, pode-se utilizar uma corrente de água para separá-las.[1] É o caso do ouro, que nos garimpos normalmente é encontrado junto a uma porção de terra ou areia.[1]

Usa-se uma rampa de madeira ou uma bacia em que se passa uma corrente de água que serve para separar essas substâncias. A parte mais leve (a areia ou a terra) é carregada pela água, enquanto a com maior densidade (o ouro) fica depositada no fundo. Esse processo de separar substâncias de maior densidade de outras de menor densidade utilizando água (ou outro líquido) corrente é a levigação. Geralmente é mais comum ocorrer entre metais pesados, por isso cita-se acima o ouro. Outro exemplo que pode ser citado, é a separação de pedras e folhas. Utilizando a água, as folhas, por possuírem menor densidade, flutuam sobre a água, separando-se das pedras.

Um método de levigação que é conhecido pelos garimpeiros é a churragem, no qual eles adicionam mercúrio ao invés de água. O uso de Hg, no entanto, é ecologicamente incorreto porque é tóxico.

Aqui não tem uma experiência de levigação.

Referências

  1. a b Líria Alves. Catação, Flotação e Levigação (em português). R7. Brasil Escola. Página visitada em 06 de março de 2013.

{{esboço-