Lista de músicas de K-pop censuradas por redes de televisão sul-coreanas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta é uma lista de vídeos de músicas de K-pop que foram banidos por uma ou mais redes de televisão sul-coreanas, por motivos como letras e imagens sugestivas ou ofensivas.

O K-pop é um gênero de música pop originário da Coréia do Sul. É caracterizado por uma grande variedade de elementos audiovisuais, e os singles de K-pop normalmente incluem um videoclipe e uma rotina de dança. Há uma história de censura e conservadorismo da mídia na Coréia do Sul, e como resultado, muitas músicas ou vídeos arriscados ou explícitos do K-pop foram banidos pelas emissoras sul-coreanas. Outras razões para proibir incluem ter letras em japonês, influenciar negativamente os jovens ou usar nomes de marcas.

KBS, MBC e SBS são as três maiores redes de televisão na Coreia do Sul e representam a grande maioria dos vídeos proibidos de K-pop. Em setembro de 2012, essas redes haviam proibido mais de 1.300 músicas de K-pop nos últimos três anos.[1] Esta lista inclui apenas músicas titular do k-pop que possuem um videoclipe, mas muitas músicas do K-pop que não eram faixas-título também foram banidas.

Músicas censuradas[editar | editar código-fonte]

Título Artista Razão Banida por
Gentleman PSY Destruição de propriedade pública KBS
Miniskirt AOA Dança explícita KBS
Catallena Orange Caramel Desvalorização da vida humana KBS
Joker Dal Shabet Dança explícita e nome semelhante a de um orgão genital KBS
A Rainbow Conteúdo sexual KBS


Referências

  1. KpopStarz (30 de abril de 2014). «What It Takes To Get A Song Banned From Broadcast Stations In Korea». KpopStarz. Consultado em 8 de maio de 2018