Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Llanfairpwll...
País de Gales
WalesAnglesey.png

Llanfairpwllgwyngyll(gogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch) (escute: Loudspeaker.svg? Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch) ou Llanfair PG é a localidade com o nome mais comprido do Reino Unido e um dos mais longos de todo o mundo, com 58 letras (51 no alfabeto galês , em que -ll- e -ch- contam como letras únicas). Está localizada na ilha Anglesey, no País de Gales.

É uma palavra de origem galesa e em inglês significa "St Mary's church in the hollow of the white hazel near a rapid whirlpool and the church of St Tysilio of the red cave", e em português "igreja de Santa Maria no fundão do aveleiro branco perto de um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha".

Gorsafawddacha'idraigodanheddogleddollônpenrhynareurdraethceredigion (com 68 letras), era o nome de uma estação de comboio, que havia sido nomeada para rivalizar com o nome desta localidade.

Nos sinais das estradas, a localidade encontra-se assinalada como Llanfairpwllgwyngyll. Nos mapas, encontra-se como Llanfair Pwllgwyngyll e os seus habitantes tratam-na por Llanfairpwll ou tão somente Llanfair.

Nesta localidade existe também um clube de futebol cujo nome é Clwb Pel Droed Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch Football Club.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A estação de Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch

A localidade era inicialmente conhecida como Llanfair Pwllgwyngyll. O seu nome foi alterado no século XIX, numa tentativa de desenvolver o turismo local. Ainda hoje, a principal atração continua a ser o seu nome extraordinariamente comprido.

O nome da localidade não pode ser considerado um topónimo autêntico em língua galesa. Foi gerado artificialmente na década de 1860, para outorgar à estação local a honra de ter inscrito o maior nome do Reino Unido, constituindo um dos golpes publicitários mais antigos.

De acordo com um historiador britânico, o nome foi criado por um alfaiate local.

Em 1826, a vila foi ligada ao resto do País de Gales pela construção da ponte suspensa de Menai, tendo sido em 1850 ligada a Londres através da construção da ponte Britannia e da linha ferroviária do norte de Gales.

A primeira reunião do Instituto Feminino Britânico teve lugar em Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch, em 1915.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Pronúncia de Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch com sotaque de Gales do sul.

Problemas para escutar este arquivo? Veja a ajuda.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Reino Unido é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.