Luís V de Hesse-Darmestádio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Luís V de Hesse-Darmstadt)
Luís V
O fiel
Conde de Hesse-Darmestádio

Luís V
Consorte Madalena de Brandemburgo
Nascimento 24 de setembro de 1577
Morte 27 de julho de 1626 (48 anos)
Pai Jorge I de Hesse-Darmestádio
Mãe Madalena de Lippe
Filho(s) Isabel Madalena
Ana Leonor
Sofia Inês
Jorge II
Juliana
Amália
João
Henrique
Hedvig
Luís
Frederico

Luís V de Hesse-Darmestádio (24 de setembro de 1577 - 27 de julho de 1626) foi o governante de Hesse-Darmestádio de 1596 a 1626.

Família[editar | editar código-fonte]

Luís foi o segundo filho do conde Jorge I de Hesse-Darmestádio e da condessa Madalena de Lippe. Os seus avós paternos eram o conde Filipe I de Hesse e a duquesa Cristina da Saxónia. Os seus avós maternos eram o conde Bernardo VIII de Lippe e da condessa Catarina de Waldeck–Eisenberg.[1]

Vida[editar | editar código-fonte]

Em 1604, Luís herdou uma parte do estado de Hesse-Marburgo após a morte do conde Luís IV de Hesse-Marburgo que não deixou descendentes. A outra metade foi para o conde Maurício de Hesse-Cassel, mas visto que este era calvinista, Luís reclamou todo o estado. Os professores luteranos da Universidade de Marburgo que se recusaram a converter ao calvinismo criaram em 1607 a Universidade de Gießen a que chamavam Ludoviciana.

A atitude de Luís levou a um conflito durante a Guerra dos Trinta Anos entre ele, que estava do lado do imperador, e Maurício, que estava do lado dos protestantes. Hesse-Darmestádio foi muito afectada pelos ataques da Suécia durante este conflito.

Em 1722, Johann Georg Liebknecht, um astrónomo da Universidade de Gießen chamou uma estrela que pensava ser um planeta Sidus Ludoviciana em honra de Luís.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Luís casou-se no dia 5 de junho de 1598 com a marquesa Madalena de Brandemburgo. Juntos tiveram onze filhos:

Referências