MTBF

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

MTBF ("Mean Time Between Failures") ou período médio entre falhas é um valor atribuído a um determinado dispositivo ou aparelho para descrever a sua confiabilidade. Este valor atribuído indica quando poderá ocorrer uma falha no aparelho em questão. Quanto maior for este índice, maior será a confiabilidade no equipamento e, consequentemente, a manutenção será avaliada em questões de eficiência.

Este valor é dado pelo fabricante da peça nas suas especificações técnicas e indica, de acordo com o procedimento de testes usado, qual o tempo médio entre falhas daquele produto ocorrido nos laboratórios do fabricante. Este tempo normalmente é dado em horas, mas não se trata de uma previsão de quando o dispositivo irá falhar.

O cálculo do MTBF é feito da seguinte forma. O fabricante define o procedimento de teste definindo o número de peças testadas simultaneamente e o número de horas que o teste será efectuado. Multiplicando-se um pelo outro, obtem-se o total de horas ligado ou "TPOH" ("Total Power-On Hours", "total de horas ligado"). O total de horas ligado é divido pelo número total de peças que apresentaram defeito no período. Por exemplo, se um fabricante de discos rígidos testar 1000 discos durante 30 dias (720 horas) e um disco rígido apresentar defeito, o MTBF será de 720.000 horas (1.000 discos x 720 horas / 1 defeito).

Há dois equívocos sobre o MTBF que precisam ser esclarecidos.

Primeiro, não se trata de um indicativo de confiabilidade. Se fosse assim, pelo exemplo dado, os discos rígidos deste fabricante durariam 720.000 horas (mais de 82 anos operando sem parar).

Segundo, não é possível comparar o MTBF do produto de um fabricante com o MTBF do produto de outro fabricante. O motivo é simples: cada fabricante usa sua própria metodologia (número de peças testadas e número horas de teste), o que torna o teste menos confiável ainda.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]