Margaret Holles, Duquesa de Newcastle-upon-Tyne

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Margaret
Senhora Cavendish
Margaret Holles, Duquesa de Newcastle-upon-Tyne
Retrato por Sir Godfrey Kneller.
Duquesa de Newcastle-upon-Tyne
Reinado 14 de maio de 169415 de julho de 1711
Antecessor(a) Frances Pierrepoint
Sucessor(a) Harriet Godolphin
Condessa de Clare
Reinado 1 de março de 169014 de maio de 1694
 
Nascimento 22 de outubro de 1661
Morte 24 de dezembro de 1716 (55 anos)
  Londres, Inglaterra
Sepultado em Castelo de Bolsover, Derbyshire, Inglaterra
Cônjuge John Holles, 1.º Duque de Newcastle-upon-Tyne
Descendência Henrietta Harley, Condessa de Oxford e Mortimer
Pai Henry Cavendish, 2.º Duque de Newcastle-upon-Tyne
Mãe Frances Pierrepoint

Margaret Holles (nascida Margaret Cavendish; 22 de outubro de 1661Londres, 24 de dezembro de 1716)[1] foi uma nobre britânica. Ela foi condessa de Clare e posteriormente duquesa de Newcastle-upon-Tyne pelo seu casamento com John Holles, 1.º Duque de Newcastle-upon-Tyne.

Família[editar | editar código-fonte]

Margaret foi a terceira filha e quarta criança nascida de Henry Cavendish, 2.° Duque de Newcastle-upon-Tyne e de Frances Pierrepoint. Os seus avós paternos eram William Cavendish, 1.º Duque de Newcastle-upon-Tyne e sua primeira esposa, Elizabeth Basset. Os seus avós maternos eram o político William Pierrepoint e Elizabeth Harries.

Ela teve cinco irmãos, que eram: Elizabeth, conhecida como a "Duquesa louca", foi primeiro casada com Christopher Monck, 2.º Duque de Albemarle, e depois com Ralph Montagu, 1.º Duque Montagu; Henry, Conde de Ogle, primeiro marido de Elizabeth Percy; Frances, esposa de John Campbell, 2.º Conde de Breadalbane e Holland; Catherine, esposa de Thomas Tufton, 6.º Conde de Thanet, e Arabella, primeira esposa de Charles Spencer, 3.º Conde de Sunderland.

Biografia[editar | editar código-fonte]

No dia 1 de março de 1690, aos 28 anos de idade, Margaret casou-se com o seu primo, John Holles, 4.º Conde de Clare. Ele era filho de Gilbert Holles, 3.º Conde de Clare e de Grace Pierrepoint, irmã de Frances, mãe de Margaret.

Seu pai faleceu em 26 de julho de 1691, sem deixar herdeiros masculinos. Alguns anos depois, em 14 de maio 1694, John recebeu o título de duque de Newcastle-upon-Tyne.

O casal teve apenas uma filha, Henrietta. O duque faleceu em 15 de julho de 1711.

A duquesa viúva morreu em 24 de dezembro de 1716, em Londres, aos 55 anos de idade. Ela foi enterrada no Castelo de Bolsover, no condado de Derbyshire.

Descendência[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «The Peerage». thepeerage.com