Mathematical Reviews

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mathematical Reviews ("revisões matemáticas") é uma revista publicada pela American Mathematical Society (AMS) que contém breves sinopses e, em alguns casos avaliações, de muitos artigos em matemática, estatística e teoria da computação.[1] A AMS também publica um banco de dados bibliográfico online associado, chamado MathSciNet, que contém uma versão eletrônica da Mathematical Reviews.

Quociente de citação matemática[editar | editar código-fonte]

Resenhas matemáticas calculam um "quociente de citação matemática" (MCQ) para cada revista. Como o fator de impacto, esta é uma estatística numérica que mede a frequência de citações de um periódico.  O MCQ é calculado contando o número total de citações no periódico que foram indexadas por Mathematical Reviews ao longo de um período de cinco anos, e dividindo este total pelo número total de artigos publicados pelo periódico durante aquele período de cinco anos.

Para o período de 2012 a 2014, os cinco principais periódicos em Revisões Matemáticas por MCQ foram:[2]

  1. Acta Numerica - MCQ 8.14
  2. Publicações Mathématiques de l'IHÉS - MCQ 5.06
  3. Journal of the American Mathematical Society - MCQ 4.79
  4. Annals of Mathematics - MCQ 4.60
  5. Forum of Mathematics, Pi - MCQ 4.54

O "All Journal MCQ" é calculado considerando-se todos os periódicos indexados pela Mathematical Reviews como um único metajornal, o que possibilita determinar se um determinado periódico possui um MCQ superior ou inferior à média. O 2018 All Journal MCQ é 0,41.

Current Mathematical Publications[editar | editar código-fonte]

Current Mathematical Publications foi um índice de assuntos em formato impresso que publicou a mais recente e futura literatura matemática, escolhida e indexada pelos editores da Mathematical Reviews. Abrangeu o período de 1965 a 2012, quando foi descontinuado.[3]

Referências

  1. «Mathematical Reviews». American Mathematical Society (em inglês). Consultado em 16 de outubro de 2021 
  2. "Top Journal MCQs citados no MR Citation Database", MathSciNet, acessado em 22/10/2019
  3. Current Mathematical Publications (2013). "Mathematical Reviews Database Publication Formats". American Mathematical Society.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]