Mediastino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mediastino
Mediastinum anatomy.jpg
Mediastino.
Mediastino.jpg
Mediastino. A divisão entre superior e inferior está no ângulo esternal.
Gray's assunto #239 1090

O mediastino é uma das três cavidades em que está dividida a cavidade torácica. É o espaço entre as regiões pleuropulmonares e se estende no sentido crânio-caudal da abertura torácica superior (ou anterior) ao diafragma.

O mediastino contém: o coração, as partes torácicas dos grandes vasos e outras estruturas importantes (por exemplo, as partes torácicas da traquéia, do esôfago, o timo, a parte do sistema nervoso autônomo e sistema linfático).

O mediastino compreende em um superior, acima do nível do pericárdio, e três divisões inferiores, denominadas anterior, média e posterior. O mediastino médio contém o pericárdio e o coração. O mediastino anterior está localizado na frente do pericárdio e atrás do esterno, sendo seu principal componente o timo. O mediastino posterior está situado atrás do pericárdio. Contém entre outras estruturas o esôfago e a aorta torácica. O mediastino superior contém o esôfago e a traquéia posteriormente e anteriormente o timo e entre eles os grandes vasos relacionados ao coração e ao pericárdio

1. A mediastinoscopia é o procedimento cirúrgico que explora o mediastino superior.
2. A mediastinoscopia é utilizada como método diagnóstico de patologias tumorais e no estadiamento do carcinoma de pulmão.

Imagens adicionais[editar | editar código-fonte]