Mesoterapia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Mesoterapia consiste na aplicação de medicamentos sob a pele. É majoritariamente usada em clinicas de estética e é realizada por médicos, biomédicos e enfermeiros com formação especifica na área. Inclui a administração de fármacos por meio de múltiplas injecções intra-cutâneas, em determinadas zonas anatômicas, com objetivo maior de tratar doenças e proporcionar a eliminação de sinais e/ou sintomas associados.

A mesoterapia músculo-esquelética visa o controle da inflamação e dor, através da aplicação de anti-inflamatórios não-hormonais, relaxantes musculares, vasodilatadores, anestésicos, entre outros.

Complicações[editar | editar código-fonte]

Têm sido descritas reações adversas como hepatite tóxica com hepatomegalia requerendo tratamento hospitalar para hidratação e corticoterapia, toxidermia e epidermólise necrótica. Pode ainda provocar prurido e vermelhidão no local de aplicação. Embora em 1987, a Academia Francesa de Medicina reconheceu a mesoterapia como parte da medicina convencional, após muitos casos de infeções por micobacterias, as autoridades sanitárias francesas mostraram preocupação pela falta de provas científicas controladas. No 13 de Junho de 2011 a ordenança №2011-382 do Ministério de Saúde francés prohibiu o seu emprego no tratamento da adiposidade subcutânea. A técnica tem sido recentemente desautorizada no Brasil e na India, dois dos principais mercados.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

"Infections à mycobactéries non-tuberculeuses en rapport avec traitements esthétiques en France 2001-2010" [Non-tuberculous mycobacterial infections related to esthetic care in France, 2001-2010]. Couderc C, Carbonne A, Thiolet JM et al. Med Mal Infect 2011 Jul;41(7):379-383

"Position paper on mesotherapy" Sarkar R, Garg VK, Mysore V Indian J Dermatol Venereol Leprol 2011;77:232-237

"Mesotherapy: a bibliographical review" [Mesoterapia: Uma revisão bibliográfica] Herreros FOC, Moraes AM, Velho PNF An Bras Dermatol 2011;86(1):96-101


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

External links[editar | editar código-fonte]