Mike Rutzen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tubarão Branco

Mike Rutzen é um especialista em tubarão branco e porta voz da conservação das espécies ameaçadas de tubarão. Ficou famoso com suas imagens de mergulho livre ao lado de tubarões-branco[1] enquanto a maioria dos mergulhadores utiliza gaiolas de proteção com esta espécie, considerada uma das mais perigosas ao ser-humano e uma das três com mais registros de fatalidade em ataques. Mike é atualmente o recordista em tempo de mergulho com tubarão branco sem grades de proteção e realiza a maioria das suas atividades na costa de seu país natal, a África do Sul.

Carreira na Televisão[editar | editar código-fonte]

Grande parte da fama de Rutzen se deve a sua aparição em documentários televisivos sobre tubarões. O canal pago Discovery Channel lançou um documentário chamado Homem-tubarão (Sharkman, no original em inglês), no qual Rutzen percorre o mundo a procura de conhecimentos sobre a imobilidade tônica em diferentes espécies de tubarão, a fim de conseguir uma inédita indução do mesmo efeito em um tubarão branco.[2] Após tentativas bem sucedidas em tubarões cabeça-de-cesto e tigre, Rutzen não obteve muito sucesso com a mesma técnica no tubarão branco.

Rutzen também já participou do programa 60 minutes[3], com Anderson Cooper, da rede de televisão CBS. Cooper concordou em entrar na água com vários tubarões-branco e, apesar de não ocorrer qualquer problema grave e se dizer satisfeito com o mergulho, disse que pensaria duas vezes antes de repetir a experiência.[3]

Referências