Mixtape

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mix Tape)
Ir para: navegação, pesquisa
Mixtape Super 73 de 1973 em um cartucho 8 track.

Mixtape é uma compilação de canções, normalmente com copyright e adquiridas de fontes alternativas, gravadas tradicionalmente em cassete. As canções podem encontrar-se de forma sequencial ou agrupadas por características comuns como ano de publicação, gênero e outros aspectos mais subjetivos. Como consequência também tem surgido mixtapes de vídeos.

As primeiras e mais comuns mixtapes eram bootlegs em formato stereo 8; se vendiam nos chamados mercado das pulgas e em postos de gasolina desde os finais dos anos 60 até o começo dos 80 com nomes como Super 73, Country Chart Toppers ou Top Pops 1977. As compilações com o ano no título só podiam ser postas a venda antes do Natal e no começo do ano, conseguindo assim bons resultados de venda.

Com a chegada do som digital para os consumidores de todo o mundo, a criação e distribuição das mixtapes tem evoluído de formato, os CDs e MP3 tornaram-se o método de escolha contemporânea, mas o termo mixtape ainda é comumente utilizado, mesmo para mixagens, em diferentes suportes (CD, MP3, MiniDisc, cassete, 8 track, etc.).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]