Posto de abastecimento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Moderno posto de abastecimento Preem em Karlskrona, Suécia
Um posto Ampol na Austrália, em fins dos anos 1940.
Bomba de gasolina.

Um posto de abastecimento, posto de serviços, ou posto de combustível (posto de gasolina (português brasileiro) ou bomba de gasolina (português europeu), também dito gasolineira em Portugal) é uma instalação que vende combustível e lubrificantes para veículos a motor. Os tipos mais comuns de combustível vendidos são gasolina ou diesel (gasóleo).

Alguns postos (no Brasil, inclusive), fornecem combustíveis alternativos tais como álcool (etanol combustível), butano (GLP), gás natural e biodiesel. Outros oferecem hidrogênio e querosene.

Em fins do século XIX e início do século XX, quando os automóveis ainda eram veículos raros (e caros), alguns modelos (como o Decauville Voiturelle, produzido entre 1897 e 1901) chegaram a utilizar benzina como combustível; pela inexistência de postos de abastecimento nesta época, a benzina era comprada em farmácias.[1] Resquícios desse período ainda persistem na nomenclatura dos postos de abastecimento em alguns países europeus: bensinstation em sueco, benzinestation em neerlandês etc.

Em épocas mais recentes, postos de abastecimento também começaram a acrescentar lojas de conveniência, serviços de troca de óleo e lavagem de carro ao seu negócio principal, para diversificar a receita e atrair novos consumidores.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Posto de abastecimento