Monópode

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Monópode, também conhecido por Monocoli ou sciapode, é um tipo de anão com um único e grande pé. Segundo relatos, ele deitava-se no chão e levantava o enorme pé, que cobria todo o seu corpo, para se proteger do sol ardente. É natural da Terra do Fogo, sendo descoberto por europeus e levados até lá por meio de relatos. Hoje em dia não há mais relatos sobre a sua presença, pensando-se assim, que deve estar extinto.

CS Lewis introduz monopods no livro A Viagem do Peregrino da Alvorada, uma peça de ficção de seus filhos / série de fantasia As Crônicas de Nárnia. Na história, o Duflers, uma tribo de anões monopodal, habitam uma pequena ilha no extremo leste do oceano, perto da borda do mundo de Nárnia, junto com um mágico, Coriakin, que estava carregado com seus cuidados. Eles foram originalmente anões regulares, com duas pernas, mas foram transformados em monopods por Coriakin, como uma punição. O Duffers estava tão infeliz com sua aparência ) que fizeram-se invisíveis. Lucia Pevensie mais tarde fez-los visíveis novamente. Eles eram re-descoberta pelos exploradores do navio de Nárnia, o Alvorada, que haviam desembarcado na ilha de descanso e reabastecimento. O navio estava em uma expedição para mais à leste; tanto uma viagem de descoberta, e uma busca de um navio de Nárnia anterior que tinha sido enviado em uma expedição similar anos anteriores.

Saci pererê é um outro exêmplo de monópode na esfera do folclore.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Mitologia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.