Monte Hood

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monte Hood
Vista aérea do Monte Hood
Monte Hood está localizado em: Oregon
Monte Hood
Coordenadas 45° 22' 25" N 121° 41' 45" O
Altitude 3429 m (11249 pés)
Proeminência 2349 m
Listas Ponto mais alto de um estado dos EUA
Ultra
Localização Oregon,  Estados Unidos
Cordilheira Cascades

O Monte Hood, chamado por Wy'east pela tribo Multnomah, é um estrato-vulcão no Cascade Volcanic Arc no norte de Oregon. Foi formado por uma subducção na costa oeste do Oceano Pacífico e repousa no Pacífico a Noroeste dos Estados Unidos.

Altura[editar | editar código-fonte]

A altura atribuída ao Monte Hood foi variando durante a sua história. As modernas fontes indicam três alturas diferentes: 11,249 pés (3,429 m) de altura, uma medida feita em 1991 pelo U.S. National Geodetic Survey; 11,240 pés (3,426 m) de altura, baseado numa expedição científica de 1993; e 11,239 pés (3,426 m( de altura, de origem mais recente.

Nome[editar | editar código-fonte]

O nome Multnomah para Monte Hood é Wy'east. Numa versão da lenda, os dois filhos do Grande Espírito Sahale apaixonaram-se pela linda criada Loowit que não conseguia decidir quem escolher. Os dois valentes, Wy'east e Klickitat, queimaram florestas e vilas em batalha por ela. Sahale zangou-se e transformou os três apaixonados em montanhas. Fez o Mount St.Helens para Loowit, o Monte Hood para Wy'east e o Monte Adams para Klickitat.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Mount Hood

Ícone de esboço Este artigo sobre vulcões é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

GunpowderPT