Nabot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}

A Vinha de Nabote é uma narrativa que se encontra na Bíblia, em I Reis, capítulo 21, versículos de 1 a 13.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Este texto relata acerta de um homem chamado Nabote, um rei chamado Acabe e de uma mulher chamada Jezabel, que participam de uma história bíblica em torno de uma vinha.

A Bíblia nos afirma que Acabe gostou da vinha de Nabote, porque todos os dias a ficava admirando, já que a vinha era muito próspera e bonita. Com isso, resolveu, então, fazer uma oferta pela vinha de Nabote: no capítulo dois, Acabe disse a Nabote: “Dá-me a tua vinha”. E, continua: “Dar-te-ei por ela outra melhor...” e: “Dar-te-ei em dinheiro o que ela vale”.

Três ofertas foram lançadas: Dá-me a tua vinha; Vamos trocar; e, no final: Vende-me... Dá-me, porque está ao lado da minha casa...

Percebe-se com notoriedade que Acabe jogou ofertas e ficou declarando argumentos sem fundamentos só para então, ter a tão querida vinha.

Cabe ressaltar que Acabe já tinha uma vinha, porém a sua não era tão afortunada quanto a de Nabote – esse é o motivo de querer a troca. Acabe queria de qualquer jeito aquela vinha. Chegou a dizer a Nabote: “Pede-me qualquer quantia, em dinheiro, e te darei em troca da vinha!”

Porque Nabote disse a Acabe: Não posso dar, trocar ou vender esta vinha, já que ela é herança de meus pais, portanto não há dinheiro que possa comprar esta vinha.

Mediante a recusa de Nabote, Acabe ficou deprimido: não comeu pão durante alguns dias. Sua mulher Jezabel ficou muitíssimo indignada ao ver seu marido naquele estado. E perguntou a ele o que estava acontecendo, então, ele relatou para Jezabel tudo que havia acontecido...

Daí, Jezabel disse para seu marido Acabe: “Esta vinha será tua!”. Jezabel projetou um plano para matar Nabote e assim, dar a vinha a seu marido.Mais como Deus sempre tem seus modos de agir permitiu que tudo acontece-se para mostrar ao homem que ele faz e que é do jeito dele e não do nosso jeito.