Nacionalismo do Quebec

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Nacionalismo quebequense)
Celebração do Feriado Nacional do Quebec.

Apesar de pertencer à confederação canadense, o nacionalismo do Quebec continuou latente em uma região com uma cultura e língua diferentes ao resto do Canadá.[1]

Ainda que na primeira metade do século XX, o nacionalismo do Quebec pode considerar-se como um movimento fraco, as eleições de 1962 significaram uma clara vitória para os partidários de uma maior autonomia no seio da confederação, tendência que se firmou posteriormente. [2]

Por outro lado, os grupos independentistas que se destacaram na década de 1960 não conseguiram se consolidar plenamente, mas receberam um notável impulso após a visita de Charles de Gaulle em Quebec (julho-agosto de 1967). A atividade dos separatistas resultou então em ações terroristas, como o sequestro e assassinato do Ministro do Trabalho e vice-primeiro-ministro Pierre Laporte (outubro de 1970), realizado pela Frente de Libertação de Quebec (Front de Libération du Québec, FLQ). Nesse mesmo ano, o governo federal do Canadá aceitou o idioma francês como língua co-oficial para travar a corrente nacionalista.[2]

Nas eleições de 1973, vencidas pelo Partido Liberal de Quebec (Parti Libéral du Québec, PLQ), o recém-criado Partido Quebequense (Parti Québécois, PQ) conquistou 30% dos votos e venceria posteriormente nas eleições de novembro de 1976.

O seu líder, René Lévesque, foi eleito primeiro-ministro da província, que se impôs uma política de acentuado autonomismo. Entretanto, a sua política de "estado livre associado", levada a referendo em Quebec em maio de 1980, foi derrotada, o que não foi obstáculo para o seu triunfo nas eleições de abril de 1981, se bem que a sua política posterior caracterizou-se pela prioridade que deu às questões econômicas em relação à reivindicação nacionalista. Isso fez com que no congresso extraordinário do partido Quebeque, realizado em janeiro de 1985, uma região independentista se rescindira do partido e havia criado o Agrupamento Democrática para a Independência (Rassemblement démocratique pour l'indépendance, RDI).

Em outubro de 1985, Levesque se demitiu como presidente do Partido do Quebeque e Pierre Marc Johnson foi eleito para sucedê-lo como primeiro-ministro da província.

Referências

  1. Gilles, Gougeon (1994). A History of Quebec Nationalism. Toronto: Lorimer. ISBN 1550284401.
  2. a b Mann, Susan (2002). The Dream of Nation: A Social and Intellectual History of Quebec, McGill-Queen's University Press; 2nd edition, 360 p. (ISBN 077352410X)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.